domingo, 21 de setembro de 2008

PETRÓLEO INORGÂNICO?

Quanto tempo levará para se comprovar definitivamente que o petróleo não é de origem orgânica?
A teoria mais aceita e divulgada sobre a origem do petróleo sempre foi a teoria da origem orgânica, porém já há algum tempo que estudos vem sendo realizados sustentando que o petróleo na verdade é de origem inorgânica, ou seja que o petróleo é formado por processos não biológicos a partir de material primordial que compreende moléculas de hidrocarbonetos estáveis a altas pressões e temperaturas, nas profundezas da Terra. Posteriormente é que sofreria a contaminação biológica por bactérias em níveis de baixa pressão e temperatura, já na crosta terrestre.
O elemento básico do petróleo é o gaz metano (CH4) e é comum no interior da Terra. Assim, os depósitos petrolíferos estariam se auto-alimentando.... e, portanto inesgotáveis!
Estas teorias da origem abiogênica, abiótica, abissal, endógena, mineral primordial, etc., do petróleo são do químico francês Marcellin Berthelot e do russo Dmitri Mendeleiv que a apresentou em -
(Mendeleiv,D. "L'origine du Petrole"- Revue Scientifique -1877) - mais informações o leitor encontra em Wikipédia - (Origem Inorgânica do Petróleo) - com citação de outros autores mais recentes.

E agora? - Se as grandes descobertas das ricas jazidas petrolíferas são o resultado dessa auto produção contínua que a Natureza está a acumular e a realimentar... quer dizer que o petróleo não vai acabar NUNCA!
Isso significa que chegaremos a uma oferta maior que a necessidade.... nem é preciso dizer o que vai acontecer no mundo!
Será que o sheik de Dubai já está tomando suas providências ao construir aquela maravilha de paraíso turístico com seus petrodólares numa visão do que vem por aí? Se for... ele sabe o que está fazendo... Parabéns!