domingo, 4 de julho de 2010

A ALTERNATIVA EXISTE

Não existe democracia sem a possibilidade de alternância no poder. No entanto, o hino à ignorância continua soando mais alto, ensurdecedor e afrontando o cidadão.
Haverá eleições com controle total do Estado sobre o eleitor, que agora, além da obrigatoriedade de votar, deverá apresentar um documento com foto para garantir seu voto. Mas a contrapartida do comprovante de que o cidadão teve seu voto registrado extamente para o candidato de sua preferência, este não será fornecido. A tecnologia para essa contra partida existe. Portanto deve ser oferecida essa garantia ao cidadão.
Democracia não é isso que está aí, com candidato do governo falando como se já estivesse no poder. E olhem que há uma lei que proibe propaganda eleitoral antecipada!
Pelo andar da campanha antecipada, com resultados de pesquisas de opinião, quase que diárias, com indicadores favorecendo ora um, ora outro candidato que tem mais exposição na mídia, e praticamente impedindo que o eleitor conheça outros nomes alternativos para concorrer ao cargo de Presidente da República, temos que admitir que corremos o risco de um estelionato eleitoral. Eleições livres pra inglês ver... Alternância no poder? - Será?

Gostaríamos que o quadro que ora domina no BRASIL não estivesse atrelado ao que já se pratica nos países onde o 'foro de São Paulo' dita regras cerceando a livre iniciativa, a liberdade de expressão, o direito dos cidadãos... Mas está. E quer impor a servidão pela hipnose coletiva em nome de uma falsa democracia.
Enquanto muitos brasileiros vivem marginalizados por falta de investimentos públicos de forma inteligente e competente, os donos do poder fecham os olhos a essa realidade nacional e viajam pelo mundo querendo consertar outros povos de costumes e culturas diferentes, sem um mínimo de conhecimento da realidade humana de cada um desses grupos/nações.
Num texto anterior falamos sobre como viviam os pobres de antigamente. Eles eram felizes e não sabiam. Foram atrelados a uma cultura das "necessidades" tecnológicas - meros brinquedinhos que rendem milhões aos experts em marqueting. E, assim, hoje a grande maioria das pessoas, já são "viciadas" nessas modernidades, e quem não tem o último "brinquedinho" tecnológico, sente-se frustrado, inferiorizado, pobre...
A alternativa existe. Tudo é uma questão de educação. Educação integral do ser humano. Podemos citar um exemplo de estilo de vida em que o cidadão é o elemento mais importante. São os Amish (EEUU) que fizeram uma opção pelo ser humano, pela família, pela religião, pela fé, pela crença em valores não materiais. Sem discriminar ninguém, vivem seus valores, respeitando e sendo respeitados. Vivem em grupos familiares trabalhando pelo bem comunitário; dispensam a eletricidade, utilizando gás engarrafado para aquecimento de água, fogões, refrigeradores, iluminação residencial e demais dependências das propriedades em que vivem. Para o transporte tem confortáveis carroças atreladas a belos cavalos de raça. O mundo profano da TV, rádio, cinema em que os maus costumes são difundidos, não fazem parte de seu mundo.
Vez por outra surgem movimentos alternativos de volta à natureza que não se sustentam, pois as pessoas não tem um objetivo claro do que querem, e o pior é que não conseguem se desligar das luzes brilhantes do "mundo civilizado".
Alternâncias muito boas existem. Em todos os setores e níveis. O grande erro está em que uns poucos atropelam os sagrados direitos do cidadão de crescer em todos os setores de sua vida e como ser humano. Cometem o grave erro de crer que sua míope visão do mundo é a certa ou verdadeira e deve ser imposta a todos sem respeitar ninguém. É a parte negra e triste da história da humanidade que alguns candidatos a ditadores ainda teimam em reavivar apesar dos efeitos negativos que já causaram no passado.

"O ideal é que o homem fosse 100% instrução e 100% educação; que fosse mestre em ciência e mestre em consciência" (Educação do Homem Integral - H. Rodhen).