É com tristeza que voltamos ao assunto. Não somos pelo "quanto pior, melhor". Por isso nos sentimos na obrigação de chamar a atenção para o descaso com que tem sido tratada a Educação em nosso país.
Criou-se a cultura do "anti pedagógico" para classificar a prática de ensinar pelo método "antigo" onde o professor exigia de seus alunos a repetição das lições com a finalidade de obter o aprendizado consistente, de forma gradativa.
Se um atleta olímpico, por exemplo, tem que praticar horas seguidas à exaustão, todos os dias, até conseguir a perfeição numa determinada série de movimentos...
Se um músico tem que repetir, repetir, repetir... tantas vezes quantas for necessário, a mesma frase musical...
Se o Maestro executa tantos ensaios quantos necessários forem, para conseguir de seus músicos uma apresentação brilhante...
Se o ator/atriz repetem cada cena, fala, gesto, postura, etc, antes do ok para entrar em cena...
Se o jogador de futebol treina horas seguidas, todos os dias, o chute, o passe, o drible, a defesa, o ataque, etc... para conseguir bons resultados nos torneios...
E assim poderíamos citar dezenas de outros exemplos... - pergunto:
- O que há de "anti pedagógico" fazer com que o aluno repita a lição, a cópia da palavra difícil na sua forma correta, o verbo, a tabuada, etc., etc., etc., para obter o resultado desejado?
A fixação do conhecimento através de um aprendizado gradativo, metódico, de resultados, ainda é a forma didática mais eficiente para melhorar o rendimento escolar de conteúdos.
Aliás, as escolas que tiveram melhor índice de aprovação na última avaliação pelo Ideb, praticam a LEITURA, CÓPIA, DITADO.... à moda antiga!
O ensino básico consta da aprendizagem da língua pátria (português) através de:
LEITURA - de textos adequados a cada nível.
DITADO - realizado diariamente para gravar na memória a forma de escrever, educando o ouvido (como numa aula de canto), e aprendendo a pronúncia correta.
CÓPIA - treino da coordenação motora, estética, correção e diferenciação de palavras em seus detalhes gráficos.
VOCABULÁRIO - (e uso de dicionário) - estudo do significado de cada palavra para melhorar o entendimento do texto, evitando o papaguear decorativo.
INTERPRETAÇÃO de textos - contar com suas próprias palavras, o texto lido. Pode ser oral ou escrita, dando oportunidade de desenvolver a criatividade.
REDAÇÃO - DESCRIÇÃO E COMPOSIÇÃO - onde o aluno exerce sua criatividade imaginativa, além de praticar a escrita e o uso de novas palavras sugeridas pelo professor. Praticar pontuação, estética, ordenação de pensamentos, etc.
CONJUGAÇÃO VERBAL - importante forma de melhorar qualquer texto e a correção no falar.
A matemática é outra disciplina básica - pura e simples com a tabuada cantada (!) e as continhas de "mais", "menos", "dividir", "multiplicar"... Hoje a matemática é uma miscelânea que perdeu a objetividade da ciência exata. A maquininha de calcular acelera as operações e diminui a capacidade de raciocínio das crianças...
As demais disciplinas iniciam pelo contexto sócio-cultural em que a criança vive, abrindo um leque diversificado de conhecimentos de forma gradativa.
Cada disciplina tem um vocabulário próprio, o que exige o conhecimento da língua pátria - e lembrem-se que o português não é um idioma fácil. Portanto o uso de um bom Dicionário é indispensável em qualquer nível.
Criança gosta de se sentir segura.
A dispersividade de certos métodos modernos está se mostrando ineficiente; eles tem servido apenas como um atrativo para levar as crianças à escola, e não como um promotor do conhecimento de conteúdos programáticos.