quarta-feira, 6 de abril de 2011

AFORISMOS - E A FILOSOFIA DE "PENSO, LOGO TUITO"

As mensagens curtas e rápidas tornaram-se uma mania nas redes sociais. Ainda não consegui me adaptar ao sistema telegráfico de comunicação. Aliás, sempre dei preferência às cartas e mensagens mais longas. Tenho para mim que frases curtas tem que ter um significado maior do que simples cumprimentos ou opiniões rápidas. Os 140 caracteres de hoje tem lá sua utilidade, com privacidade zero. Se a pessoa for infeliz nas suas declarações, a celeuma está formada.

Os aforismos - máximas e provérbios, que muitos apreciam, foram no passado uma forma rápida de comunicação, mas que obrigam ao leitor a pensar e ter que ler com vagar. Saborear cada palavra. Sentir a intensidade do significado mais profundo da mensagem.

Em 1890, Jules Renard escreveu: - "construí no ar castelos tão lindos que me conformo com as ruínas", frase que, com limite inferior aos 140 caracteres fixados no serviço de mensagem pública e instantânea caberia perfeitamente numa mensagem da rede social Twitter. Esta forma de comunicação rápida deu vida nova ao gênero filosófico e literário de larga tradição – o aforismo: sentença moral breve e conceituada, e a outras formas de pensamento breve. Vejamos alguns exemplos de ditos antigos que são válidos ainda hoje:

- Korochi: "Passam mais calor os que instalam ar condicionado que os que instalam estufas". / "O copo sempre é o mesmo, mas quando tem  água está meio cheio e quando tem whisky está meio vazio."

Gómez Dávila: "A serenidade é fruto da incerteza aceita". / "Para que a idéia mais sutil se torne tola, não é necessário que um tolo a exponha, basta que a escute". 

Outros Ex. - "É melhor viver rico que morrer sendo-o". / "Aquele que elogia todo mundo não elogia a ninguém".

-  "Permanecer indiferente é comprometedor". / "Cada vez que nasce um herói, morre um cidadão".

Twitter e outras ferramentas da Internet dão um novo ar ao aforismo. Este, no entanto  exige uma síntese e uma reflexão o que nem sempre ocorre nas mensagens rápidas e imediatistas do Twitter. 

Mais sobre o assunto Vc. pode ler nos nossos resumos postados em http://www.shvoong.com/escritores/sanmys  -