sexta-feira, 15 de abril de 2011

NOVELAS - MELHOR NÃO VÊ-LAS?

Novelas - melhor não vê-las?
Um trocadilho intencional num momento em que está no ar uma novela abordando, ao que parece, de forma parcial, um momento da história recente denominada de período da "ditadura" e , que nós, que vivemos a época,  preferimos classificar como "regime militar", pois em nenhum momento houvse a intençaõ de se perpetuarem no poder.
Acredito que o bom novelista tem que ser capaz de oferecer algo novo, bom, que eleve o ser humano induzindo o lado positivo da vida e seus valores. Toda violência, explícita ou não, é um veneno mortal. A loucura humana tem origem na deturpação dos valores criando confusão mental em personalidades fracas, ou ainda em formação.
O objetivo  último de uma narrativa novelesca é a de contar a verdade e divertir, mas que no final tem uma conclusão lógica, interessante e inesperada.
Já os temas históricos baseados em fatos verídicos ficam bem em um documentário por este oferecer o recurso da verdade reinterpretada - mas nunca deturpada ou mutilada. Caso contrário o resultado é um "lixo".
Oportunamente estão vindo a público documentos da época em que participantes do grupo de guerrilheiros - VAR-Palmares (1969-70) conseguiram se infiltrar numa unidade do Exército em Brasília; eles planejavam exterminar totalmente os adversários. A atual presidente do Brasil fazia parte do grupo e acabou detida... Eles não queriam a democracia... Seguiam a cartilha do comunismo.
Esperamos que a novela em questão, que está sendo exibida no SBT, aborde todos os ângulos da história de forma imparcial e correta. Documentação há, e nos parece suficientemente esclarecedora dos fatos ocorridos na época.
O regime militar acabou em 1985 com a abertura política. Foi um período de oportunidades e de trabalho; muito do que a Nação pode usufruir nestes últimos 30 anos teve suas bases nesse período.
O Brasil mudou, sim. Não pelos méritos dos guerrilheiros, mas porque houve pulso firme para contê-los.
Não estranhemos a violência crescente. Ela não é produto das novelas. Mas é a "novela da vida" deturpada pelo sistema implantado por filosofias que buscam destruir o que existe, mas que não tem nada melhor a apresentar como alternativa.
Toda  informação correta sobre fatos ocorridos é bem vinda. As novas gerações tem o direito de saber a verdade por inteiro.
Novelas? - prefiro o "non sense".