sábado, 2 de abril de 2011

EDUCAÇÃO PARA A VIDA EM SOCIEDADE

EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – CONCEITOS – IMPORTÂNCIA COMO BASE PARA A VIDA EM SOCIEDADE.

Conclusões gerais sobre o conjunto dos textos sobre  "EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA" publicados neste blog entre os dias 23/03/2011 e 02/04/2011.

Vivemos num grande País chamado Brasil. Cada um de nós faz parte da Nação Brasileira. O que une uma Nação são as Leis, a Língua Pátria, o respeito às exigências éticas e morais no convívio social – familiar – religioso e cultural.

Educar para não ter que punir. Educar para formar cidadãos conscientes da importância da sua conduta ética e moral junto à Família (base da sociedade), e na Sociedade como um todo. Educar para que cada um saiba dar-se ao respeito e evitar o apagão moral que a permissividade tende a impor ao indivíduo. Educar toda criança e jovem para que desenvolva em si a firmeza de caráter sendo coerente em suas atitudes. E reeducar o adulto que perdeu seus valores e quer tornar-se um indivíduo dígno de respeito perante a sociedade e  a família.

Educar e Instruir, pois é pelo conhecimento que a pessoa se liberta do marasmo imposto por falsos valores e ideologias antiéticas e amorais. As  condutas negativas praticadas por quem deveria ter um caráter reto, exemplar, mas que soem acontecer com a inversão de valores e interpretações oportunistas de  conceitos confundem os jovens se eles não tiverem uma formação adequada para poder avaliar o que é certo e o que é errado.

O que é moral? O que é ética? O que é civismo? Quais são os direitos e os deveres de cada cidadão? – Família, Sociedade. Religião. Pátria: suas origens, características; quem foram as personalidades que num momento da História Pátria contribuíram para a formação da Nacionalidade Brasileira. As Instituições. Os Símbolos Nacionais: significado e importância. Reverenciar a Bandeira. Cantar o Hino Nacional. Conhecer as Leis e as formas de governos; qual a função de cada um dos Três Poderes nacionais: Poder Judiciário, Legislativo e Executivo. Datas Nacionais. O trabalho como um direito do cidadão e um dever social.  Noções de direito e de propriedade, etc. Temos uma CONSTITUIÇÃO – A "CARTA MAGNA" – "É ela que assegura a cada um o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias..."

É com esse objetivo magno de que todos tem o sagrado direito de saber, que partilhamos nosso trabalho: "Educação Moral e Cívica" destinado a todo jovem estudante ou não, aos professores e educadores em geral e cidadãos que queiram se informar sobre o assunto de forma clara, direta  e sem proselitismos. A redação de forma didática é de fácil compreensão. Envolve conceitos de: Cultura Filosófica, Cultura Religiosa, Sociologia, Antropologia e Etnografia Geral de do Brasil, História, Geografia e Política. Os temas apresentados em 25 Lições estão disponíveis para todos indistintamente.

Este trabalho é uma doação pessoal da autora sem qualquer tipo de patrocínio.

http://martinasanchez.blogspot.com