quarta-feira, 24 de junho de 2009

COISAS DA TERRA - A GOIABEIRA

O Planeta Terra é um mundo especial, uma espécie de aquário balanceado. Entre algumas espécies próprias para a alimentação, encontramos na América do Sul, além do milho, da mandioca, do papaia (mamão)e inúmeras outras espécies de plantas nativas temos a deliciosa Goiaba (Psidium Guajava)- ou "KOIAB" - o nome indígena.
A Goiabeira originária da América Central e Sul, é espécie nativa do Brasil, encontrada nos solos arenoso-argilosos profundos e bem drenados. Os primeiros colonizadores já relatavam sua existência e era classificada como planta "indígena" Os índios tupis a denominavam de Koiab em alusão à polpa abundante que envolve suas numerosas sementes.
Há várias formas de goiabas com colorações diferentes. Temos a goiaba branca, a amarela, a rosa e a vermelha. Todas elas são ricas em Vitamina C.
Além do fruto ela fornece o tanino das cascas que é utilizado na indústria de tratamento de peles finas de animais - em curtumes.
Das raízes se extrai tintas. Das folhas e dos brotos faz-se um chá para combater diarrérias e para cicatrização de feridas.
Em "FRUTICULTURA MÁGICA" (mário/martina sanchez - Imery) - encontramos informações de como cultivar e quais os cuidados com a fruteira.
Usada ao natural, em compotas, sucos, e até em molhos é um dos produtos da terra que não só é apreciada como alimento,mas também pela sua beleza e aroma natural.