quinta-feira, 11 de junho de 2009

LIBERTE SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO!

Isto não é uma campanha para acabar com os "animais de estimação"...
Este é um alerta contra a falta de respeito no trato com os bichinhos criados fora do seu meio ambiente e as consequências em sua saúde.
Não estamos falando de agressões físicas como maus tratos. Falamos dos exageros de cuidados que estão levando esses animais a contraírem todos os problemas dos humanos - Obesidade, diabetes, câncer, colesterol alto, problemas circulatórios, etc..., o que naturalmente é uma forma de agressão ou violência contra sua natureza animal.
O que chamam de "qualidade de vida" oferecido aos animais mantidos presos em casas e apartamentos se baseia em que o que é bom para os humanos seria bom para o animal. Não é.
Um animal como o cão e o gato, por exemplo, necessitam de ar, luz, sol, terra, de espaço com áreas verdes com árvores e vegetação rasteira. Em contrapartida estão sendo mantidos em áreas fechadas, cimentadas, anti naturais para eles.
Indefesos, sofrem as consequências, inclusive adquirindo vícios alimentares nocivos.
Quando morávamos em chácara tínhamos uma gata a"Preta" e um cão - o "Sultão", criados desde que nasceram. Ambos morreram de velhice inclusive com alguns fios de pelo branco! Viveram livres desde o nascimento até a morte, caçando, correndo, subindo em árvores, cavando buracos na terra, gastando as unhas em troncos de árvores, andando pelos arredores visitando livremente seus amigos - animais também fazem amizades. Às vezes, quando exageravam gulosamente comendo alimentos cozidos,eram vistos depois, mastigando algum tipo de capim e provocando vômitos; depois faziam jejuns de até três dias, tomando apenas água, por iniciativa própria. E voltavam alegremente às correrias pelo quintal e vizinhança.
Os animais sabem instintivamente o que é bom para eles.
Há algum tempo, em visita a uma prima que cuida de cães e gatos em seu quintal (com terra e árvores), observamos uma gata que por orientação veterinária passara a receber ração. A gata estava obesa e mal saia para o quintal. Estava viciada; levantava do canto escuro e ia cambaleante direto até o prato de ração. Recusava outros alimentos. Diante do quadro preocupante minha prima retirou a ração e no lugar serviu três opções: uma vasilha com leite, outra com água e mais uma com chá de quebra pedras. A gata a princípio ignorou e voltou a dormir no canto escuro. Após um sono prolongado, levantou e foi até as vasilhas. Farejou uma por uma e optou pelo chá! Bebeu tudo! Depois saiu para o quintal e se aninhou ao sol... Não preciso dizer que se restabeleceu.
Este é um exemplo para ser seguido.
Se você gosta ( e sei que gosta) do seu bichinho de estimação, crie condições para ele viver de acordo com sua natureza ( a DELE).
Só assim ele será realmente saudável e feliz!

Não seja egoísta! Liberte seu animal de estimação! Já!