quinta-feira, 29 de outubro de 2009

DECORAÇÃO E ARTE

O artesanato é uma atividade milenar. Desenvolver habilidades manuais faz parte da cultura dos povos através dos tempos. Tecelagem, cerâmica, modelagem, pintura, etc., se perpetuam nas mãos de hábeis artistas e são elementos desses objetos que vão contando a história da humanidade.
As técnicas de culturas do passado muitas vezes ainda são um enigma. Demonstram que os conhecimentos se perderam e um dia podem ser redescobertos.
Tivemos em tempos escolares a oportunidade de praticar um pouco do que hoje é considerado meio de vida para comunidades menos favorecidas.
Aproveitamos para passar aqui uma pequena receita encontrada entre nossos guardados. É para o fabrico de pequenas peças decorativas conhecidas como "biscuit" - embora o "biscuit" seja uma peça duplamente cozida com aparência de mármore.
Esta receita, no entanto, é sem esse processo.

Ingredientes:
500 grs. de maisena
750 grs. de cola branca
3 colheres de formol
150 grs. de polvilho doce
1 xic. de água
tinta óleo para tingir
1 creme para as mãos (para ajudar a trabalhar a massa).

Modo de fazer: - misturar os ingredientes em panela anti aderente. Mexer bem e levar ao fogo. Guardar em vasilha fechada enquanto não trabalhar com a massa.
Modelar o objeto desejado, usando sua criatividade. Pode fazer caixinhas para pequenos objetos, bibelot, estatuetas, etc. Com a tinta, dar o toque final com detalhes ao seu gosto.