terça-feira, 27 de outubro de 2009

SUPERDOTADOS

Frequentemente vemos algum noticiário sobre crianças que se tornam objeto de curiosidade na mídia por apresentarem certos comportamentos intelectivos ou potencialidades acima da capacidade normal para uma criança de sua idade.
São os chamados Superdotados.
- Mas o que é um superdotado?
Um superdotado é aquele indivíduo que apresenta um notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspéctos, seja isolados ou combinados:
- Capacidade intelectual geral;
- Aptidão acadêmica específica;
- Pensamento criador ou produtivo;
- Capacidade de liderança;
- Talento especial para artes visuais - artes dramáticas e música;
- Capacidade psicomotora especial, etc.
Os fatores que determinam essas condições são de ordem física que envolvem em geral um parto difícil, e que de uma forma específica afetaram e influenciaram a atividade cerebral. Uma criança superdotada em geral tem um comportamento irritável, explosiva, apresenta ambidestrismo, dislexia, gagueira, precocidade intelectual, capacidades telepáticas, etc. São extremamante sensíveis exigindo constante atenção.
Os conselhos dados por especialistas são em primeiro lugar o de evitar o exibicionismo. Seu aprendizado deve ser direcionado, ensinando-os a aprender. Por exemplo, uma criança superativa que em geral perturba o andamento de uma sala de aula, pode ser incentivada a desenvolver uma atividade paralela que lhe interesse, como uma leitura de seu interesse mesmo que esta não faça parte do currículo desenvolvido naquele momento. A prática de esportes, como natação para os que tem também outras características como dedos em baioneta, joelhos vagos, etc. Temos a terapia ocupacional com a dança, música, artesanato, trabalhos manuais e pintura - que envolvem criatividade, etc.
Superdotados não são exclusividade de determinadas classes sociais. O fenômeno independe de origem social ou cultural. O destaque que se tem, por exemplo, em certas áreas artísticas e esportivas entre jovens de origem pobre demonstram que eles são portadores dessa característica que ativou os dois hemisférios do cérebro concedendo-lhes capacidades acima da normalidade.