sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PSICOLOGIA DAS MULTIDÕES

"- As multidões são uma massa irracional. Um grito. Uma palavra de ordem e a massa enfurecida, desvairada, ataca, agride ou simplesmente sai em debandada como o estouro de uma boiada."

Li essa afirmação há tempos e fiquei chocada com as explicações de experts em psicologia das multidões. Passamos a observar o comportamento de grupos, povos, nações... E é a triste realidade.
Uma voz de comando saída não se sabe bem de onde, mas que pega a multidão de surpresa levando-a a reagir exatamente dessa forma - forma de "manada".
Manipuladores de mentes anestesiadas pelas luzes da ambição, ou pelo comodismo do deixa pra lá, agem sobre presas fáceis do fascínio pela palavra bonita, falsas promessas, discursos para enganar bobos, etc.
O resultado tem sido registrado pela história; ficamos com dois casos recentes: - o Nazismo na Alemanha, e a revolução comunista na China. Os jovens foram a massa de manobra útil aos interesses de líderes inescrupulosos.
Não precisamos recontar a história bem conhecida.
Ao assistir o que ocorreu na semana passada na UNIBAN - Faculdade de São Bernardo do Campo - SP, quando uma 'massa' respeitável de estudantes partiu para a agressão verbal contra uma jovem vestida com um mini-saia vermelho, ficamos chocada com a intensidade da reação em massa dos jovens contra um fato que por si só não era motivo para tanto barulho e agressividade.
Sem querer julgar ninguém tudo nos pareceu um programa de manipulação de mentes, mais do que uma reação espontânea de repulsa por uma colega vestida de forma diferente, ou "mais ousada", como classificou uma jovem universitária entrevistada pelo reporter.
- Até que ponto os jovens universitários se comportaram espontaneamente? - De onde partiu a palavra de ordem para agredir a jovem vestida de mini-saia vermelho? - Teria sido a jovem usada para um teste?... Tudo é possível! - Será que as investigações policiais vão considerar esta hipótese também?
Psicologia das multidões, lavagem cerebral, domínio de mentes, etc., não são ficções!
Isso é muito sério para ser ignorado pelas autoridades conscientes de suas responsabilidades.
O alerta está dado: - Jovens, não se deixem usar. Vigilância constante é indipensável para não cair na armadilha de falsos líderes a serviço da dominação das NAÇÕES.
O que a princípio pode parecer uma atitude de rebeldia tola, pode esconder o germem de algo muito grave.