quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Os MALEFÍCIOS DA CONCEPÇÃO PARCIAL DO HOMEM

O hábito da mídia sintetizar informações dando-lhes um cunho de 'slogan', acaba por favorecer a desinformação e a mentira. Toda mentira tem o dom de se expressar em poucas palavras levando a refutação a se estender nas informações para esclarecer o leitor de onde está realmente a verdade.
O Prof. Huberto Rohden, em seu livro "Entre dois Mundos", fala com muita propriedade sobre esta deturpação da verdade em relação ao homem como ser humano. Diz ele: "Há mais de meio século o comunismo em todas suas variantes (Russa, chinesa, cubana) vem empolgando grande parte da humanidade com suas teorias politico-sociais que na verdade não passam de um engodo. Não devemos nos limitar a combater sua atuação no setor politico-social, mas lembrar que no fundo ela é uma filosofia metafísica semelhante ao que foi o nazismo e o fascismo. Reprimir sintomas não leva à cura do mal. Falta uma terapia profilática que se oponha a essa ideologia que tem uma visão unilateral e parcial da natureza humana. A filosofia comunista conhece apenas o homem-ego, o homem material-mental. Ela nada sabe do homem-EU, o homem espiritual. Essa concepção incompleta, unilateral do homem é responsável por todos os males do comunismo, pelo seu materialismo dialético e por seu ateísmo militante. Seu carater anti-cósmico é o germem deletério e dissolvente da humanidade".
É o que temos observado a nível global - uma humanidade a se dissolver em uma falsa atitude social, e até se atrevem em falar em democracia(!) quando se referem à politica que praticam.
Esta concepção de um homem voltado para os bens materiais, seu conforto e seus direitos vem causando mais malefícios do que benefícios ao ser humano na medida que ele, inebriado pelas ilusórias benesses que recebe, se distancia de sua verdadeira condição de ser espiritual que completaria o quadro dando-lhe realmente uma vida digna.
Dinheiro não compra tudo!
Daí a descrença, o descaso pela verdade, a falta de objetivos mais elevados na vida que levam a degradação moral; basta lembrar o número de suicídios que vem ocorrendo nos países comunistas, e o avanço indiscriminado das drogas dominando especialmente os jovens que por falta de um alicerce, uma base religiosa ( de Religare - algo que liga o homem com o infinito de forma consciente; que faz a ligação entre o homem de Deus - nas palavras de Santo Agostinho). Falta ao homem atual esta atitude interior que cria o modo de ser de cada um.
É a partir da integração individual que se darão todas as outras integrações: social, nacional e internacional. Uma associação do homem material ao espiritual criará o homem total que parece não interessar ao sistema estabelecido.
Somente a oportunidade de transformar o homem nesse homem completo é que vai garantir a verdadeira liberdade em todos os sentidos.