segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CARÁTER

O modo de conduta das pessoas reflete o que vai em sua mente, produto de uma formação e educação, seja por força de convívio familiar, social e religioso... As tendências de cada um são reforçadas por esses fatores externos.
De um modo geral podemos classificar em quatro os tipos de caráter que distinguem as pessoas em seus relacionamentos.
O primeiro seria o tipo "neutro" que demonstra um grau de individualismo, porém reconhece no seu semelhante direitos iguais aos que ele se atribui. Diz ele, por ex: "O que é meu é meu; o que é teu é teu".
O segundo tipo é o "rústico", aquele que diz: "o que é meu é teu e o que é teu é meu" - parece brincar de passa-passa, troca-troca, sem grandes responsabilidades.
O terceiro tipo é o "santo" (?) - diz ele: "o que é meu é teu, e o que é teu também é teu". Desprendido, alimenta a vaidade e cria dependentes de todo tipo, impedindo que cada um cresça; isso não quer dizer que seja errado ser desprendido e abrir mão do que se tem em benefício dos outros, desde que isso não implique em tornar-se ele também em um 'peso' para a sociedade. Há um ditado que diz: "Quem dá o que tem, a pedir vem!"
O quarto e último tipo é o "perverso" - ele diz: "o que é meu é meu; o que é teu também é meu!"
Este é o egoísta de carteirinha, aquele que se sente superior e trata os outros como seus serviçais na base de "você faz e eu usufruo".

"É o pensamento que constrói as Nações tanto quanto os indivíduos; aquilo que o pensador concebe, aquilo que o profeta declara, aquilo que o poeta canta, aquilo se torna a vida de uma Nação e é posto em prática na organização social" (A. Besant).

- A Liberdade pode engrandecer uma Nação, mas ela nunca pode descer sobre a Nação por meio de gritos das multidões, nem pelos argumentos dos fanatismos, nem pelo ódio de luta de classes como se fossem inimigos - quando apenas são diferentes, e portanto com liberdade de se expressar fraternalmente.