domingo, 22 de novembro de 2009

A DOENÇA DO "KI"

O Mundo todo está em desequilíbrio energético? - É esta a pergunta que nos ocorre ao ouvir e ver tantas loucuras que se cometem todos os dias, por esse mundo afora.
Consta que toda doença, física ou mental, segundo a ciência oriental, indica uma estagnação do "Ki" no organismo dos indivíduos.
O congestionamento energético ao longo dos meridianos é o primeiro estágio para o desenvolvimento de doenças de qualquer espécie. Quando o desequilibrio é mais sutil temos os chamados distúrbios neurovegetativos ou distúrbios funcionais. Esses distúrbios soam como um sinal de alerta demonstrando que a energia vital está desequilibrada, perturbada. A isso é dado o nome de "doença do Ki". Os sintomas são sonolência, perturbação mental, dores no corpo sem uma causa aparente, constante desconforto, etc.
A medicina oriental considera como doente uma pessoa que se diz doente embora não apresente sintomas observáveis.
A técnica da medicina preventiva oriental para estes casos, consiste em ativar os pontos energéticos dos diferentes meridianos que levam a energia "Ki" aos diversos órgãos do corpo humano. Um simples e vigoroso esfregar das mãos uma contra a outra para ativar a circulação sanguínea já se constiui num começo de tratamento para esse tipo de distúrbio. Aconselham também uma alimentação energética com alimentos de cheiro forte como a cebola, alho, gengibre, pimenta, etc., sendo que em alguns casos basta cheirar esses alimentos.
A auto-massagem Do-in é uma técnica oriental fácil de praticar e que ajuda em muito o reequilíbrio da energia no organismo produzindo verdadeiros milagres que podem ser observados instantaneamente em alguns casos. Funciona como um pronto socorro infalível! - leia em nossos resumos: "DO-IN - Técnica oriental de auto-massagem". Sanmys Sumaries - Shovoong.

KI - Origem da Vida
"A origem do caminho da vida (Tao), do nascimento e da mudança é o Ki; todas as miríades de coisas do céu e a terra obedecem a esta lei. Desse modo o Ki da periferia envolve o céu e a terra, o Ki no interior ativa-os. A fonte de onde o Sol, a Lua e as estrelas obtém suas luzes, e o trovão, a chuva, o vento e a nuvem as suas essências, e as miríades de coisas, o seu nascimento, crescimento, colheitas e farturas: tudo é produzido pelo KI. O fenômeno da vida está na completa dependência desse Ki." (Zhangshi Leijing)

Nota - A energia 'KI' da medicina oriental é o mesmo que o "prana" dos yoguis, a energia ódica de Reimchenbach, a energia radiante dos americanos, etc.