terça-feira, 24 de novembro de 2009

REPENSE SEU COMPORTAMENTO

Todos, em geral, tem uma formação que os leva se considerar com um comportamento correto. No entanto, se formos analisar nossas condutas no dia a dia, perceberemos que há muita coisa que pode ser, no mínimo, melhorada. Sempre temos algo a aprender. E quem aprende, tem por obrigação repassar para seus semelhantes suas experiências e conhecimentos pois estamos embarcados na mesma "Nave-Terra".
Quando alguém questiona que nasceu assim, e que por isso os outros tem que "aguentá-lo como ele é"... está cometendo um grave erro, pois está perdendo a oportunidade de crescer e melhorar como ser humano.
Ninguém nasceu perfeito. Nos foram dadas qualidades e potencialidades que devemos desenvolver não só para nosso bem, mas para o bem da coletividade. Ao contrário do que Gurdjeif diz - que há uma quantidade limitada de inteligência no universo, e que alguns se apropriaram de uma parcela maior, deixando outros com falta, é pura embromação. A inteligência pode ser cultivada, melhorada, aperfeiçoada, usada de forma coerente e "inteligente"...
Os preceitos da teosofia, por exemplo, conhecidos como "A Escada de Ouro"são uma diretriz que qualquer um pode interiorizar e aplicar à sua vida. São eles:
- Vida Limpa;
- Mente aberta;
- Coração Puro;
- Intelecto ardente;
- Clara percepção espiritual;
- Afeto fraternal para com todos;
- Presteza para dar e receber conselhos e instrução;
- Leal senso de dever para com o Instrutor;
- Obediência voluntária aos preceitos da Verdade;
- Ânimo valoroso para suportar as injustiças pessoais;
- Destemida declaração de princípios;
- Valente defesa daqueles que injustamente são atacados; e
- Mira constante no ideal de progresso e perfeição humana que a ciência secreta nos revela.
Estas são metas colocadas a um aspirante para galgar os degraus do Templo da Sabedoria Divina. Mas também são normas para todas as pessoas que queiram atingir um nível acima do que se encontravam no início de sua jornada aqui no planeta Terra.