sexta-feira, 27 de novembro de 2009

DO TEMPO DA VOVÓ...

Atualmente está havendo, apesar de toda a moderna tecnologia científica em todas as áreas, uma revalorização das coisas do antigamente - "do tempo da vovó". A começar pelos infalíveis chazinhos de ervas medicinais, de quando não havia os fabulosos laboratórios de fármacos, nem os elaborados cosméticos, até as imponderáveis orações e simpatias, hoje consideradas crendices e superstições.
Assim, antigamente um simples emplastro curava lumbago, um benzimento curava cobreiro e outros problemas, hoje seriam objeto de especialistas nas diferentes áreas da ortopedia e de dermatológistas. Nada contra. Mas, e quando não há um especialista na área, ou o posto de saúde como aqui no Brasil está sem um competente profissional? Cada vez que vejo essas filas e o desespero de pessoas doentes procurando quem as atenda, lembro da infância a quilômetros da cidade, recebendo assistência da sabedoria dos mais velhos.
Se uma criança não queria comer, estava com a garganta inflamada, dor de barriga, logo vinha a limpeza intestinal seguida de jejum a "gaspacho" por um dia - infalíveis!!!
Encontramos uma receitinha divulgada por um médico naturista há alguns anos para resolver o problema de espirros. "Espirros - para combater uma crise, enrole um chumaço grande de algodão na ponta de uma agulha de tricô (de metal), ou uma pinça ou de um material que possa ir ao fogo. Deixe tostar o algodão e aspire a fumaça 5 vezes por ambas as narinas. A crise cessa imediatamente."
Você sabia, que um pequeno corte na mão, que não para de sangrar, tão comum em crianças, basta colocar a mão acima da cabeça, sacudir a mão e tomar três goles de água? - Bruxaria? - Não. Pura ciência. O sangue que estava indo para o corte volta para a corrente sanguínea, que pela vibração da mão associada à água ingerida, é normalizada. Para desinfetar o corte? - Xixi, e nada mais.
Outra coisa muito utilizada antigamente eram as bebidas preparadas com ervas medicinais, em geral curtidas num bom vinho. Aqui vai uma receitinha:
'Tônico físico-mental' -
Ingredientes: um litro de vinho tinto; 25 grs de folhas de alecrim; 20 grs. de folhas de sálvia; 15 grs de mel.
Preparo: Juntar tudo num recepiente e aquecer em banho-maria por 20 minutos. Deixar repousar até esfriar. Filtrar.
Dose: 1 cálice antes das refeições principais.
Temos uma boa quantidade de informações úteis, que aos poucos iremos divulgando a quem possa interessar, pois nem sempre se tem um especialista à mão, e se as dificuldades do mundo moderno se acentuarem, está na hora de cada um começar a ser autosuficiente em tudo!