sexta-feira, 19 de março de 2010

ECUMENISMO OU SINCRETISMO?

A palavra "ecumenismo" parece que vem sendo confundida com "sincretismo religioso". Procuramos o significado e aqui vai o que diz o Dicionário Básico Aurélio:
"ECUMENISMO - relativo à toda a terra habitada. Diz-se da corrente que manifesta disposição à convivência e diálogo com outras confissões religiosas."
"SINCRETISMO - reunião artificial de ideias ou de teses de origens disparatadas. Fusão de elementos culturais antagônicos, em um só elemento, continuando perceptíveis alguns sinais originários".
Em algumas reportagens recentes, ao abordarem o uso do daime em rituais, notamos que o assunto não ficou bem claro. Pelo que sabemos e pelo que diz o dicionário, são atos completamente diferentes.
Entendemos que o ecumenismo ao contrário do sincretismo não mistura elementos de diferentes crenças. Uma reunião ecumênica, como já tivemos oportunidade de ver, os participantes do ato ecumênico, representando diversas crenças religiosas (catolicismo, budismo, islamismo, judaísmo, cultos afro), se reuniram para expressar em público sua solidariedade e confraternizar num momento importante para a sociedade como um todo (universal), e, cada um manteve sua postura conforme sua crença. Houve a preservação da diversidade com o respeito pelo diferente.
No Brasil, a mistura de raças e culturas as mais variadas, não provocou apenas a miscegenação racial, mas também a cultural. Houve um sincretismo, ou seja a assimilação de elementos entre diferentes grupos. Como ex. podemos citar os ritos afro que tem assimilado e incorporado elementos do catolicismo e do espiritismo.
Portanto, sempre é bom ter cuidado com as palavras.

Frases:
- "O mundo não muda, pois a humanidade não muda. O que muda são as "vestimentas" conforme muda o tempo."
- "A sabedoria dos nossos antepassados é o melhor guia para os que estão confusos.
Ser conservador é uma questão de filosofia prática baseada num conjunto de princípios básicos transmitidos pelas gerações mais velhas."
- "Faça todo o possível para entender quem não te compreende, e amar a quem te fizer mal. Uma palavra de compreensão desarma qualquer espírito."
- "Faça como a roseira que aceita carregar a cruz dos espinhos, para compensar suas lindas rosas e o perfume que exalam".