sábado, 6 de março de 2010

MUDANÇAS DE HÁBITOS

Mudar hábitos é uma tarefa difícil, às vezes quase impossível devido à liberdade que cada um tem para usar o seu livre arbítrio. O incrível é que as pessoas preferem o comodismo e o imediatismo, jogando para no futuro corrigir aquilo que sequer deveria ter sido adotado e transformado em hábito negativo. Certamente acreditam que tem muito tempo para se arrepender e se corrigir no futuro.
Pelo nosso modesto entendimento, cada ser humano tem o direito de realizar-se até o fim do seu ciclo evolutivo. Porém, cada um recebeu a graça do livre arbítrio.
O que leva a opção de alguns pelo errado, mesmo quando essa atitude errada lhe seja prejudicial se poderia ter escolhido pelo melhor?
Há uma Parábola - a do Joio e do Trigo - que ilustra este problema. O trigo simboliza o bem; o joio simboliza o mal. Quem optar pelo cultivo do trigo terá muito trabalho, mas farta colheita; quem ao contrário deixar seu campo ser tomado pelo joio, certamente não terá boa colheita e terá que arcar com as consequências de sua imprudência. Na parábola, no fim dos tempos haverá a separação do joio do trigo. Para o entendimento de um povo rude e ignorante essa era a forma de ensinamento que eles entendiam e foi utilizada por Jesus para transmitir seus ensinamentos e alertá-los sobre o domínio do mal no mundo.Cada um poderia fazer sua escolha.
O livre arbítrio não é uma cadeia de elos onde o elo antecedente obrigue o subsequente a mover-se. O livre arbítrio é um elo isolado, independente de qualquer agente exterior. Portanto todos podem e devem mudar seus hábitos e conduta quando incorreta e prejudicial a si, à família e à sociedade.
O educador, ao educar-se a si (disciplinar sua conduta), torna-se um modelo capaz de transferir aos educandos a energia necessária para conduzir para o que é bom, correto, verdadeiro.
Toda educação de si e do próximo passa por uma conscientização da verdade cósmica de que somos seres a caminho de nossa auto realização. Se, por livre arbítrio, paramos no meio do caminho e deixamos que o joio (mal) prospere na sociedade (campos) minando sua estrutura, os resultados negativos não se farão esperar.
A palavra de Paulo aos Efésios (6- 10 ss) - "A Armadura de Deus"- fala bem claro: "porque nossa luta não contra o sangue e a carne, mas sim contra os principados e potestades, contra dos dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes..."
Muitos ignoram, mas o controle das mentes humanas por parte daqueles que querem dominar o mundo é uma realidade. O "Orai e Vigiai" é mais urgente do que nunca.
Mudanças de hábitos exige um grande esforço, mas é possível. E sem fazer concessões. Prêmio ou castigo são opções que aceitamos pelo nosso lívre arbítrio.