segunda-feira, 15 de março de 2010

EDUCAÇÃO - COMPETÊNCIA DE QUEM?

Numa sociedade costumam ser atribuídas competências às pessoas conforme sua formação, capacidades, interesses, desejos, etc., respeitando a liberdade de opinião de cada um.
A Educação tem sido açambarcada por governos ciosos de controlar a formação dos jovens. E os cidadãos cada vez mais desestruturados emocional e psicologicamente não estão conseguindo reagir à altura para fazer valer seus direitos.
- Quem tem competência para educar uma criança?
- Noticiários recentes deram destaque ao problema levantado por conta da família brasileira que decidiu educar seus filhos em casa, dispensando a escola e, por absurdo que possa parecer, os pais foram punidos apesar de provar que os dois jovens estavam em nível de aprendizado superior ao exigido nas escolas.
A educação começa em casa, junto à família. Relegar ao Estado toda autoridade pela educação é suicídio coletivo da democracia. O Estado deve suprir, não substituir a autoridade dos pais. O ensino sistemático, hoje massificante, não deve ser considerado exclusividade da escola pública ou particular; o autodidata sempre existiu e deve continuar a existir para o bem coletivo.
A boa educação prossegue através do aprendizado de princípios de religiosidade que a igreja transmite a seus fiéis. E, tem continuidade na sociedade em que cada um vive, através do respeito mútuo, da solidariedade, do convívio saudável e harmônico entre as pessoas e o local de moradia, incluindo a prática de hábitos de higiêne, preservação do que é coletivo, além do particular; participação nas decisões que dizem respeito a cada um em particular, e aos cidadãos como comunidade civil constituída, etc. Isto é um direito e um dever de cada cidadão.
Na distribuição de competências há um lugar certo para cada um assumir e expressar sua opinião, antes que ela lhe seja confiscada.
Numa Família deve prevalecer o equilíbrio entre o rigor e a indulgência. O mais aconselhável é fixar limites firmes dentro dos quais se permita a cada um completa liberdade de movimentação. O rigor regido pelo amor ainda é preferível quando houver dúvidas, pois preserva a disciplina na família, enquanto que a fraqueza excessiva conduz à humilhações e arrependimentos.
Não delegue a terceiros a decisão final sobre o que é melhor para você, sua família e para a sociedade em que você vive. Exerça sua função de cidadão responsável - inclusive dentro da política. A política é muito importante para ser deixada somente nas mãos dos políticos!

"Não há nada pior do que ter medo de dizer a verdade" - (Oscar Arias - presidente da Costa Rica ao falar sobre a falta de liberdade de opinião e expressão na ilha cubana sob regime ditatorial há meio século).