sexta-feira, 5 de março de 2010

LIVROS & LEITURAS

"Sem leitura não se chega à cultura".
"O livro é uma extensão da memória e da imaginação". (José Mindlim)
Amante dos livros e da boa leitura, José Mindlim conseguiu realizar seu sonho de leitor reunindo milhares de títulos valiosos para preservação de nossa cultura; ao mesmo tempo que é um acervo material, ele representa algo que transcende a materialidade. Colecionou conhecimento, ideias, ensinamentos, cultura, arte, ciência, história... e fez história...
As gerações que virão certamente saberão apreciar e valorizar esse maravilhoso acervo, doado para que todos os cidadãos apreciadores da boa leitura também possam utilizá-lo.
Parabéns. Os leitores agradecem.

Gosto de ler. Em nosso tempo de estudante, além dos livros didáticos, tínhamos à disposição os livros da biblioteca escolar e posteriormente da Faculdade o que nos facilitou os estudos. Compramos muitos livros. Não guardamos todos. Hoje, nosso pequeno acervo consta de poucos livros escolhidos. Alguns, funcionam como "ímãs"; e, apesar de lidos mais de uma vez, continuam a nos surpreender com a forma que os vemos em novas leituras.
Recentemente um livro se destacou entre os outros na estante - Resolvemos lê-lo mais uma vez para entender o que ele ainda tinha a nos dizer. Ficamos surpresa. O assunto que mais nos tem preocupado é a crescente onda de violência numa contradição de tudo o que se fala e que parece ser feito pela PAZ. Foi exatamente o capítulo sobre essa falta de Paz no mundo e entre as pessoas o que se apresentou em primeiro lugar. O óbvio estava ali escrito: "- O Homem tem que primeiro assinar o tratado de Paz consigo mesmo"!!!
Já dizia Cristo: "Bem aventurados os Pacificadores, porque eles serão Filhos de Deus"; "Bem aventurados os Mansos, porque eles possuirão a Terra". Mas Ele não pregava a Paz da inércia, da passividade. A paz é uma conquista, uma vitória, altamente dinâmica. É a tranquilidade da sapiência após as tempestades das dúvidas e das incertezas. A paz social, nacional e internacional dependem dessa paz individual. A verdadeira paz é dinâmica e realizadora. Ela tem afinidade com o mundo da invisível realidade e não das facticidades da vida material a que o homem do mundo moderno está apegado.
É através do crescimento interior, do desapego com responsabilidade, da libertação, da verdadeira satisfação interior que produzem a tranquilidade e a força moral necessárias para irradiar a Paz tão desejada.
Essa é a realidade: - Enquanto o homem não fizer as pazes consigo mesmo, não conseguirá ter paz com os outros.
Essa era a mensagem oportuna que o livro quis nos passar.
Compartilhamos com quem quiser experimentar a fórmula, assinado um tratado de paz consigo para depois esperar e cobrar a reciprocidade.