quarta-feira, 17 de março de 2010

PARA ENTENDER O SOCIALISMO

Socialismo é a doutrina que defende a propriedade coletiva dos meios de produção e de distribuição de bens de forma igualitária para todos, como forma de eliminar as desigualdades sociais.
A teoria socialista subentende que cada um receberá benefícios iguais provenientes do esforço comum, ou seja, a produção se gerasse riquezas seria repartida igualmente entre todos.
Como teoria, nota dez. Na prática...
Um exemplo bem prático e didático é o que tem sido usado nas escolas com os trabalhos em grupo.
Digamos que essa prática seja extensiva à classe toda. Após a avaliação geral individual, o professor somaria as notas de todos os alunos e dividiria entre o total de alunos da classe atribuindo a cada um a nota média obtida. Digamos que a metade da classe teve notas ótimas e boas; a outra metade obteve notas regulares e ruins. Na média geral, os alunos bons e ótimos tiveram as notas reduzidas
, enquanto que os ruins e regulares foram beneficiados largamente. É evidente que o desestimulo entre os alunos bons e ótimos vai ocorrer, enquanto que os outros alunos beneficiados não se sentirão na obrigação de continuar se esforçando para melhorar o rendimento pessoal, e por tabela, o coletivo. O resultado na avaliação seguinte será pior devido ao desestimulo gerado pela injustiça para com os melhores que estão sendo prejudicados. E, todos poderão vir a ser reprovados, mesmo que sejam convidados a trabalhar (estudar) em benefício comum.
Moral da história: - Quando não são respeitadas liberdades e as diferenças de capacidade de cada um, atribuindo-lhe o que ele tem direito por merecimento pessoal, ocorre um nivelamento por baixo e para baixo de todos.
Isto vale para avaliações coletivas de estudantes, para o trabalho produtivo da iniciativa privada, pois é desta que saem os recursos para sustentar o Estado e a sociedade. Vale também para as aposentadorias de quem contribuiu durante uma vida de trabalho produtivo e hoje tem que dividir com dependentes sociais atrelados pelo Estado, a poupança formada que deveria servir de garantia para uma vida tranquila após tantos anos de trabalho, etc.
Hoje socializar tornou-se um pesadelo da classe produtiva. O empobrecimento geral não é propaganda da "oposição". Basta verificar o que ocorreu nos chamados "paraísos" comunistas como a Coreia do Norte, a Rússia, Cuba, os países do Leste europeu hoje dependentes da União Europeia, ver também o caminho que segue a Venezuela e outros países de orientação de esquerdas.
Os que defendem o socialismo na "boa fé" acabam no susto, como está ocorrendo com os governadores dos estados brasileiros produtores de petróleo. É o assunto do dia: Dividir equitativamente os resultados da atividade petrolífera dos Estado produtores entre todos os Estados não produtores.
Quem elaborou essa proposta se esqueceu que cada unidade da federação tem recursos suficientes para gerar riquezas equivalentes às geradas pelo petróleo; o que falta é uma administração com planejamento competente a nível de cada unidade da Federação para gerenciar todos esses recurso e beneficiar a cada um sem ter que ficar a espera de quem produz para melhorar as condições de vida dos cidadãos de seu Estado.
O bom governo é aquele que não interfere e deixa ao cidadão a livre iniciativa do trabalho, da produção, circulação de bens e serviços, etc., gerando assim riquezas que estimulam a cada um a fazer sua parte de forma a crescer também, por merecimento.
Quem prega "um mundo novo possível", na verdade está praticando a desconstrução mental das inteligências, levando as pessoas a desejar algo utópico onde tudo será de todos e quem se opuser será criminalizado e punido.
Nota - Esse sistema reinventa o feudalismo e o escravagismo, pois não deixa de ser uma exploração do trabalho de uns em benefícios de outros.