terça-feira, 18 de maio de 2010

ACORDO NUCLEAR, OU...

Acordo Nuclear, ou chamuscando a barbicha?
Mais uma vez assistimos ao exibicionismo de um presidente (como nunca houve antes neste país) e de sua comitiva de 300 pessoas(!), "passeando pelo mundo e rodeando a Terra" (sic) - sem tirar nem por, como está descrito no livro de Jó.
Uma festa! A soltar foguetórios e a comemorar um acordo nuclear.
Já soltaram o rojão, aplaudiram e agora vão ter que correr da vareta que pode voltar como um "boomerang" sobre uma nação inteira, e explodir como uma bomba de efeito retardado. Retardado, mas já exibindo os primeiros rolos de fumaça. O amigo iraniano já anunciou que continuará a enriquecer urânio a 20%... Fez um negócio da China ao concordar em enviar parte do seu estoque de urânio para ser enriquecido na vizinha Turquia que lhe devolverá o produto prontinho para uso. Ou seja, o Irã arrumou um parceiro para o enriquecimento do urânio enquanto nada vai mudar nos planos e atividades internas - pacíficos ou não. É esperar para ver.
Quem venceu? Quem perdeu? - Ainda é muito cedo para comemorar.
Os louros serão para os vencedores. E as batatas, para os perdedores. E neste caso, há um cheiro de batatas podres no ar.
Detalhe: - A linguagem oral tem nuances que é preciso ter um ouvido muito bem treinado e muita sensibilidade para entender quando o SIM quer dizer Não e vice-versa
.