quinta-feira, 27 de maio de 2010

'ESCOLA DA PONTE' - PORTUGAL

A 'ESCOLA DA PONTE' - está localizada na Vila das Aves, no Distrito do Porto, em Portugal.
É uma escola que visa a educação de crianças e jovens num contexto de inserção. A Escola Básica Integrada atende alunos dos 5 aos 16 anos e sua filosofia é a da inclusão.
Portugal, por sua localização na Europa, ficou muito tempo quase que isolado dos demais países sofrendo as consequências de um baixo desenvolvimento; ao serem definidas novas politicas para o continente com a criação da moeda única - o euro - Portugal foi incentivado a adotar medidas que possibilitassem à população se adequar à nova situação continental.
A educação foi essa porta de entrada num mundo novo que se desenhava.
'Escola da Ponte' surgiu na década de 1970 dando a oportunidade que uma escola formal não havia oferecido aos jovens. A nova escola tinha por finalidade respeitar as diferenças individuais dos alunos e dar-lhes a oportunidade de um aprendizado prático, para a vida. Iniciou em 1976 com cinco polos escolares (escolas primárias e jardim de infância), em 2006 já estava com o 9º ano de escolaridade (3º ciclo).
Os alunos formam grupos heterogêneos. Eles não são agrupados ou distribuídos por turmas nem por anos de escolaridade. O trabalho nesses grupos heterogênos é desenvolvido por 'orientadores educativos'. Estes orientadores estão organizados para atender as diferentes áreas do conhecimento, como: Artística, Linguística, Lógico-Matemática, Naturalista, etc.
Os alunos é que decidem em Assembleia escolar os direitos e deveres fundamentais para o ano. Isto é feito respeitando as regras que visam o bem comum. Diariamente há uma avaliação com debate sobre as realizações levadas a cabo.
Algumas curiosidades praticadas na escola:
- 'Caixinha dos Segredos' onde os alunos depositam seus segredos que podem revelar por ex., as causas das indisciplinas.
- 'Eu Já Sei' - com o objetivo de desenvolver a autonomia, o aluno quando se sente apto a ser avaliado, inscreve seu nome numa lista para informar que já está apto a ser avaliado.
- 'Caixinha dos textos inventados' - onde o aluno pode mostrar sua criatividade.
Há os grupos de responsabilidade onde cada aluno e a maioria dos orientadores são responsáveis por algum aspecto do funcionamento da escola. Por ex.: a Biblioteca, o Jornal, Jogos, Esportes, Refeitório, mapas de presença e datas de aniversário, etc.
Todos os projetos são avaliados mensalmente. A Associação de Pais é efetiva. Percebe-se o interesse que o sistema educativo proposto tem despertado, pois o sistema além de respeitar as diferenças individuais é um incentivo a que a criança e o jovem se tornem cidadãos responsáveis e respeitadores de regras visando o bem comum.
Parabéns aos seus idealizadores. O mundo precisa de mais iniciativas como essa. Simples, práticas e eficientes, onde o elemento humano é o mais importante.