terça-feira, 25 de maio de 2010

AINDA A EDUCAÇÃO

Educar os jovens para um mundo melhor é possível.
Reverter esse quadro desanimador que se propaga pelo mundo é urgente.
A lavagem cerebral a que as pessoas estão sendo submetidas tem que ser abolida a qualquer custo, pois os princípios morais já não são levados em consideração e o certo está sendo visto como errado. A irracionalidade e a barbárie são, infelizmente, manifestações correntes. E, qualquer ignorante, valendo-se de um chavão copiado dos meios de comunicação e aprendido pela repetição abusiva do poder, inibe a ação da lucidez. A desorientação a que as novas gerações estão atreladas é alarmante!
O mais grave é que, um Estado que se diz "laico", usa princípios religiosos para pregar a distribuição de riquezas e "fazer justiça social"! Lobos vestidos de cordeiros. Não passam de impostores comunistas ateus sob a capa do "socialismo". Esse filme é velho como o tempo. A ignorância da população impede que perceba a armadilha em que caiu.

A auto-educação deve ser a base de toda Educação. Devemos criar o melhor e mais propício ambiente para que a criança e o jovem eduque a si junto aos professores-educadores, da maneira como ela precisa educar-se para atender seus anseios interiores.
A educadora M. Montessory expressa seu conceito sobre a educação como "uma ciência pela paz". A Educação em seu ponto de vista deve estimular a consciência da responsabilidade de cada um consigo mesmo e com a vida dos outros. Ou seja o respeito mútuo, tão esquecido e mal praticado. Os interesses e inclinações das crianças devem ser estimulados e aprofundados.
Outro educador, R. Steiner, fala em uma pedagogia holística. O aluno é respeitado do ponto de vista físico, anímico e espiritual. A educação deve levar em conta: 1- o querer - agir, que deve ser cultivado através de atividades corpóreas; 2- o sentir - através de abordagens artísticas em todas as matérias, de acordo com a idade; 3- o pensar, cultivando paulatinamente através de exercícios (físicos) e educação dos sentidos, através da imaginação dos contos de fadas, lendas e mitos até o pensamento científico no ensino médio.Esse método é mais eficiente do que um procedimento uniforme que relega para segundo plano as diferenças individuais, além de ignorá-las. Há que respeitar também o ritmo e interesse de cada um. Nivelar todos por baixo e para baixo para melhorar índices de aprovação além de ser um desrespeito para com o educando, é um crime.
Interessante o método de ensino atual adotado por algumas escolas como por exemplo "A Escola da Ponte" em Portugal. O tema fica para outro blog.

Nota - A social democracia é uma teoria que nem como teoria se sustenta, pois não tem lógica. É uma estratégia para conseguir dinheiro que funciona bem para uns poucos espertalhões às custas de muitos tolos que ganham a vida com o suor de seus rostos. A arrecadação de impostos é uma prova do que falamos. O governo fica com trilhões nas mãos para fingir que faz "justiça social"... A verdadeira educação será a alforria da humanidade.
"Conhecereis a Verdade e ela vos Libertará"!