quinta-feira, 6 de maio de 2010

VIDA SAUDÁVEL

Conselhos são muitos, especialmente em termos de hábitos alimentares. Vai depender de cada um ter uma qualidade melhor de alimentação. Além do mais, o que é bom para um, pode não ser bom para outro, pois cada pessoa é única. Porém, cultivar hábitos saudáveis não é difícil. Basta querer e ter força de vontade para fazer as mudanças necessárias, como colocamos no livro "As Delícias da Cozinha Alternativa".
A Alimentação baseada em frutas e saladas ricas em vitaminas, sais minerais, açúcares naturais, e mais as leguminosas, integrais, coalhada natural, com poucas proteínas animais, moderação no uso de massas e doces, combinada com exercícios físicos opera verdadeiros milagres.
Os exercícios físicos, antes inclusos no currículo escolar como aulas de ginástica, hoje não são mais praticados nas escolas públicas, que se limitam a algumas práticas desportivas que nem sempre englobam todas as crianças e jovens.
MEXA-SE! todas as pessoas de qualquer idade podem e devem encontrar uma maneira de praticar exercícios físicos variados como: caminhadas, dança, musculação em academias, jogar tênis, voleibol, peteca, nadar, pedalar, praticar yoga, judô, artes marciais, etc...
Os exercícios físicos queimam calorias, mantém os ossos saudáveis, melhoram o desempenho cardiovascular e a digestão, tonificam os músculos e a pele, aumentam também as chances de um sono relaxante. Eles também estimulam o cérebro a liberar as endorfinas, substâncias tranquilizantes naturais que aliviam as dores e produzem bem-estar emocional. Esse detalhe não tem sido levado em consideração pela educação e o que vemos é uma juventude cada vez mais violenta, agressiva, voltada para as drogas, sexo antes do tempo, num círculo vicioso que está se tornando incontrolável e preocupante.
A falta de glicose por exemplo gera estreasse; a maneira mais rápida de recuperar a energia seja de origem física ou psicológica é o uso de glicose, daí muitos apelarem de forma errada para o consumo de doces. Porém o açúcar, especialmente o branco, refinado é um veneno. Ao contrário do que todos pensam, inclusive os médicos, os nutricionistas e até os químicos, o açúcar não é um alimento. É sim um potente destruidor dos terminais nervosos, provoca cáries, ataca o sistema endócrino, o imunológico, os músculos, especialmente o metabolismo do qual dependem todas as funções do organismo. Infelizmente atualmente ele é adicionado aos alimentos industrializados.
O substituto natural do açúcar branco é o MEL DE ABELHAS. Substituindo o açúcar pelo mel as mudanças na saúde e na disposição geral, bem como na disciplina alimentar, tornam-se evidentes. O melhor ainda é o uso das frutas ao natural. As frutas secas (passas, nozes, castanhas) substituem com vantagem os petiscos gordurosos, doces, salgadinhos, etc.
Refeições leves como no tempo da vovó, a saber: o refrescante "gaspacho", a sopa de "ajo", caldos, uma azeitona com um pedaço de pão, uma torrada com azeite de oliva, "tostones", etc... são saudáveis e podem ser introduzidas com frequência nos hábitos alimentares para aliviar o trabalho digestivo.
Sabia que tomar um bom copo de água, por exemplo, funciona como um substituto de petiscos enquanto espera pela refeição?
Qualidade de vida se conquista pela boca, principalmente pelo que deixa de usar, e não pelo que se usa.
Praticando exercícios você gasta energia. E gastando energia, você aumenta sua energia!
Conquiste uma vida saudável. Só depende de você!