segunda-feira, 10 de maio de 2010

LEGALIZAÇÃO DA MACONHA?

Quando o sociólogo e ex-presidente FHC defendeu a legalização da maconha por seu uso ser de tradição cultural, certamente ele estava se referindo às origens da planta no Brasil.
Segundo Maria C. Vergueiro Santarcangelo, em "A Realidade dos Tóxicos" (pág. 122) ... "os negros escravos trouxeram sementes da "cannabis" que aqui plantaram e aqui se incrementaram pela propriedade do clima. Era denominada de "fumo de Angola" porque veio daquele país africano".
E prossegue: "Desenvolveu-se rapidamente em Alagoas, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Pará, Amazonas, etc. É uma cultura que melhor floresce nas regiões mais quentes, por isso aclimatou-se bem no norte e no nordeste, onde são encontradas as maiores plantações."
Ela relata que os escravos utilizavam a erva nos seus rituais fetichistas, para aliviar os sofrimentos pelo seu efeito sedativo, e para minimizar a saudade de seu país de origem. Com o tempo o seu uso se tornou hábito entre as populações menos favorecidas do Nordeste, e a partir de 1940 com a migração de nordestinos para o sul do país, o hábito de uso se generalizou principalmente em São Paulo (região de São Miguel). Seu cultivo foi proibido em 1937 e desde então classificada como "entorpecente"; grandes plantações passaram a ser destruídas em cumprimento à legislação sobre o assunto.
Apesar dessa proibição a maconha continua presente na região nordestina ocupando áreas férteis que deveriam estar sendo usadas para fins produtivos de alimentos. Falta vontade politica para sanar as distorções no uso de certas áreas agricultáveis que inclusive são de propriedade do governo. E, agora, com o "discurso do politicamente correto" querem legalizar a produção e o consumo...
A maconha é um antigo mal que tem dominado a sociedade desde há muito tempo. Começou a ser difundida desde a Ásia, pela facilidade de cultivo. O hábito de consumo em grupos levou na Idade Média por exemplo, usuários da droga a formar gangs (os haxixe) que sob os efeitos da droga atacavam e espalhavam o terror e a violência entre a população indefesa. Qualquer semelhança com o que ocorre atualmente não é mera coincidência.
Grande número de estudiosos já opinaram sobre a necessidade de abolir a maconha, pois se a princípio pode parecer inofensiva, ela é o primeiro passo para o uso de outras drogas.
As estatísticas não são definitivas gerando controversias devido a:
1- Existem diferentes tipos de "cannabis sativa" (cânhamo). Umas são mais tóxicas que outras devido às diferenças ambientais (clima e tipo de solo) onde são cultivadas.
2- Os usuários muitas vezes não sabem distinguir uma planta macho de uma fêmea misturando ambas e obtendo resultados diferentes de toxidade.
3- Essa diferença de toxidade do produto obtido, aliado às diferenças de resistência de cada indivíduo também pode gerar a falsa ideia de que ela é inócua.
Seu uso provoca alucinações com distorção perceptiva, confusão mental, sonolência, instabilidade e depressão, irritabilidade, olhos vermelhos, causa náuseas, vômitos, distúrbios cardiovasculares, neurológicos, perturbações psicomotoras, etc.
Considerando que o uso de drogas, notadamente entre jovens cada vez mais cedo, não bastará criar mais uma lei regulamentendo seu uso. O álcool, por exemplo, que é proibido para menores, é consumido amplamente cada vez mais cedo.
Prevenir é a melhor solução. A fuga da realidade, a busca de novas sensações nas "festinhas" e encontros são mais frequentes do que parece e são o reflexo de uma sociedade a beira do caos devido a desagregação das famílias, desrespeito aos valores ético-morais inclusive por parte de muitas autoridades que deveriam dar o exemplo. Um jovem com personalidade equilibrada, com uma educação baseada em princípios sólidos de um lar harmonioso e disciplinado saberá dizer NÃO aos "atrativos" de estimulantes e tóxicos em geral.
Jovens não se iludam com o discurso de pessoas "influentes" em defesa de "tradições culturais" que não são as suas tradições.

"A LUTA CONTRA OS TÓXICOS SERÁ TALVEZ A BATALHA DECISIVA DA ESPÉCIE HUMANA" (ed. Lance Ltda. 1974).

Lembrete: Plantação de cânhamo (cannabis sativa) só se for para uso do caule para produzir fibras importantes na fabricação de tecidos, gerando trabalho e renda para os cidadãos de bem sairem da dependência viciosa em que muitos estão vivendo. Vamos criar uma nova tradição cultural educando para o bem?