quarta-feira, 16 de junho de 2010

COPA DO MUNDO e as VUVUZELAS DA VIDA

A festa da Copa Mundial de Futebol começou.
Um festival de cores ao som de uma nota só - a zoeira da vuvuzela!
O apito do juiz fica perdido na confusão barulhenta. O Ahaaaa... ou o Uhuuuuuu...do público aplaudindo ou vaiando as jogadas, desapareceu. O grito de "goooool" anda raro. Um aqui, outro lá, mais um ou dois acolá, seguidos de um balde de gelo.
Será efeito da jabulani? Ou serão as baixas temperaturas que congelaram tudo. Ou será a vibração negativa da vuvuzela ensurdecedora? - Mistérios de uma África antropofágica com seus vodus, mandingas, ritos de tambores, cantos tribais, danças frenéticas, etc, além de todas as modernidades da civilização não muito civilizada.
Como em todos os países do mundo, lá também há o consenso de festar, comemorar, secar o adversário, querer ganhar no grito. Parece que a etiqueta e as boas maneiras do mundo "civilizado" tenham sido esquecidas no momento da apresentação dos hinos dos diferentes países participantes. Uma questão cultural? - pode até ser. Mas... não custa participar de forma mais educada. Ou estarei errada?
Por falar em consenso, esta é uma palavra em moda na política nacional, momentaneamente suplantada pelas vuvuzelas da copa. Mas não nos iludamos. Uma arrasadora, milionária e barulhenta campanha política está sendo preparada, com direito a secar o adversário, torcer contra, fazer mandinga, ganhar na boca da urna antes mesmo da eleição. Tudo no grito da "vuvuzela da vida" com mentiras repetidas à exaustão, com promessas que jamais serão cumpridas, muita enganação do povo com obras virtuais. Aliás, o país é tão grande! - quem vai conferir? E, se alguém for denunciar será calado com a força da desconstrução mental e a desmoralização com dossiês e bravatas de quem grita mais alto.
Após a Copa todos voltarão para suas casas. Só um será o vencedor. Todos os outros voltarão com a sensação do dever cumprido e certamente culpando a jabulani, o frio, o juiz, o técnico, as vuvuzelas e tudo o mais, por não terem atingido os objetivos.
A vida continua. O povo voltará à rotina.
As eleições também acontecerão e tudo voltará à rotina.
O verde e amarelo e as vuvuzelas serão colocadas de lado. A qualidade de vida continuará ZERO para muita gente que sonhou com vitórias que não aconteceram. Enquanto isso os promotores do espetáculo continuarão fazendo projetos mirabolantes para manter o povo distraído a espera de novas copas e novas eleições.
Quem viver verá!