terça-feira, 1 de junho de 2010

GAZPACHO - CONTRA O "AQUECIMENTO GLOBAL"!

Na minha infância, durante as tardes calorentas, sem as atuais modernidades de refrigerantes, sorvetes, ventiladores, ar condicionado, etc, na hora do lanche da tarde saboreavamos um refrescante GAZPACHO. Era uma delícia!
De tanto ouvir falar em "aquecimento global" e problemas energéticos, queremos registrar aqui a nossa contribuição simples, prática que pode acompanhar a qualquer um, mesmo no escritório... e vencer os inconvenientes do calor.
Trata-se de uma bebida isotonica - sem contra-indicações - ideal para climas quentes e secos, especialmente nas calorosas tardes primaveris e do verão.
Sua origem remonta a antiguidade e o vocábulo "Gazpacho" é pré-romano, referindo-se a uma solução de água com vinagre que os legionários romanos levavam como bebida refrescante.
Os ingredientes são: - água, sal, vinagre, azeite de oliva e alho.
- A Água hidrata ( um copo é suficiente);
- Sal - fixa a água e ajuda a combater a desidratação ( meia pitada);
- Vinagre - produz sensação de frescor, além de ser saudável ( 1 col. de café, ou algumas gotas );
- Azeite de Oliva - mono e poliinsaturado de grande valor alimentício que dá paladar e proporciona energia graças aos seus hidratos de carbono ( um tiroriro...);
- Alho - vaso dilatador essencial contra o calor ( 1 dente amassado).
Além de refrescar e hidratar, as propriedades terapêuticas dos diferentes ingredientes combatem problemas gastrointestinais. Serve para fazer um dia de higiene alimentar.
Como somos usuária do Gazpacho de há longa data, temos certeza que uma volta no tempo pode fazer bem a humanidade tão preocupada com meio ambiente, aquecimento global e sobrevivência num mundo tão estressante.
Experimente! Ajude a melhorar seu dia calorento, sem culpas e sem grandes despesas...