sexta-feira, 4 de junho de 2010

POR QUEM DOBRAM OS SINOS?

Os Sinos tem sua linguagem.
Fez parte de nossa cultura ouvir e entender o que eles dizem. Cada toque, ora em repicar festivo, ora triste de uma despedida, ou simples badaladas do registro do tempo que passa, fizeram parte de nossa vida. Há também o toque de alerta em caso de perigo, o toque de chamada dos fieis para a oração, o toque inadvertido de um sino solto ao vento... Inimaginável suprimir tais sons e costumes. Um carrilhão a tocar? - é parar para ouvir e se embalar ao seu som melodioso, lindo!
Recente notícia sobre a proibição do toque dos sinos de uma Igreja em Brasília, por incomodar os vizinhos, nos chamou a atenção. A que pontos chegamos. Protestos contra um sino a tocar? Será possível? - É possível. Hoje os ruídos são tantos que as pessoas já não distinguem o que faz parte de uma cultura milenar, do que é agressão tecnológica moderna. Tudo é colocado na mesma medida, infelizmente. E tudo incomoda.
Decibéis a mais? - os decibéis são controláveis, pois sim. Não é proibindo que se toque um sino, que a vida do cidadão vai melhorar e ficar menos estressante. Diz o bom senso que deve haver respeito mútuo, e reza a Constituição que todas as formas de culturas e religiões, etc, devem ser respeitadas. Os Sinos fazem parte das tradições milenares. São muito anteriores a qualquer motor ou sirene, ou guitarra e sons eletrônicos da moderna civilização.
- Os Sinos dobram! - Por quem dobram os Sinos?
- Dobram pela humanidade cada dia mais intolerante. Dobram pela falta de religiosidade imposta por um materialismo massacrante. Dobram por todos nós que estamos desaprendendo as regras da convivência. Dobram pelo descaso das pseudo-autoridades que se julgam acima das Leis - não só as LEIS dos homens, mas aquelas que deveriam estar gravadas na consciência de cada um, mas que foram sufocadas pela vaidade, pelo egoísmo e amoralidade em que vivem.
Dobram e continuarão a dobrar porque eles são o sinal de alerta do perigo que ronda a sociedade.
Eles incomodam, sim. E é para incomodar que eles tem que continuar a dobrar bem alto. Alguém há de escutar e parar para saber o que eles estão anunciando.
Pare e escute! O toque de um sino pode salvar sua vida!