quinta-feira, 24 de junho de 2010

FALA GALVÃO! - PAPAGAIO TAMBÉM FALA!

- Fala Galvão! - papagaio também fala! Fala!!!!
- E como fala!!! - atropela todo mundo...
Essa brincadeira do "cala boca Galvão"e "cala boca Schimdt" serve para chamar atenção sobre o papaguear generalizado, não só dos senhores comunicadores da imprensa a falar em "Copa": França - faltou "savoir faire", da Argentina e seu craque Dieguito (mui amigo), do Dunga
zangado, da expulsão do Kaká - e por tabela, a exclusão do árbitro que o expulsou..., das pedaladas do Robinho, dos goools do Luiz Fabiano, etc.... etc.... etc... e mais as artimanhas voadoras da jabulani entre muitos outros detalhes de fantasias e palpites.
Mas serve também para chamar a atenção sobre os "papagaios" que vão se multiplicar nos palanques eleitoreiros dentro de mais algumas semanas. E como falam!!! Discurso na ponta da língua. É sua profissão, pois não? Ganhando milhões... Para quem não tem qualificação profissional é a melhor oportunidade de ficar bem na vida - e "viva o socialismo!"
Quem bom seria que o papaguear sobre vuvuzelas, gools, cartões imerecidos, eliminação de equipes, fofocas de bastidores na F-1, etc, fossem os únicos problemas.
- "Cala boca Galvão" - como ? - papagaio também fala! - Fala Galvão!!! FALA!!!
Não fosse a tragédia das chuvas nas Alagoas e em Pernambuco pelo descaso de sucessivos governos incompetentes, tudo seria festas com algumas decepções inevitáveis.
Choveu, sim. Mas no caminho das águas havia represas e barragens, e havia vidas no caminho das águas que as represas e as barragens acumularam e não deram conta de reter. Por que? - quando foram construídas? - houve manutenção? - os investimentos foram suficientes? - as verbas foram utilizadas de forma correta? - Perguntas que ficarão sem resposta. A desolação de mais de 60 km de extensão é tão gritante que dói. Essa é a única resposta. O atestado da velha e corrompida política nacional e regional está escrito lá nos escombros das casas e das vidas destruídas. Jamais será esquecido pelos atingidos pela tragédia. Os outros tem memória curta.
Infelizmente a tragédia está alicerçada numa política suja exercida por indivíduos que se sentem acima da lei, e que , nem a lei da ficha limpa vai atingi-los, pois a banalização do crime e o desrespeito à vida tornou-se uma norma. Lei, ora a lei - "eu sou a lei"!
Isto tudo ocorre apesar de haver inúmeros defensores dos direitos humanos. E por falar neles, por onde andam neste momento da tragédia das Alagoas e de Pernambuco? - Ah! - a culpa é do aquecimento global!... derretimento das calotas polares: - quais? - as de "cima" ou as de baixo? - não sabem. A "culpa coletiva" da humanidade não os atinge, como não atinge os senhores políticos.

-Fala Galvão! mesmo atropelando na fala, os estragos são ínfimos se comparados com as tragédias físicas e morais que estão aí a acontecer. - Fala! O controle remoto permite mudar de canal e deixar de ouví-lo mais rápido que a passagem de um carro da F-1.
PORÉM, AS TRAGÉDIAS QUE ATINGEM MILHARES DE SERES HUMANOS CUSTARÃO PARA SER ESQUECIDAS E SUPERADAS. E, NÃO HÁ CONTROLE REMOTO QUE RESOLVA O PROBLEMA!