quinta-feira, 25 de março de 2010

COISAS DA DEMOCRACIA(!?)

Depois de ouvir o presidente da Câmara dizer ao rei da Suécia que a roubalheira que anda ocorrendo com os mensalões no Brasil são "coisas da democracia" - temos a dizer que esse tipo de democracia não cabe mais no país.
- Qual seria a solução? - Volta urgente da ditadura? - Instalação do regime Parlamentarista? - Volta à Monarquia, a Monarquia Constitucional?
Creio que a fórmula mais segura de se reestabelecer a ordem ética e moral na coisa pública, com respeito às leis e aos cidadãos em geral seria adotar o que em alguns países europeus funciona muito bem, haja vista a qualidade de vida que oferecem aos seus cidadãos. É a MONARQUIA CONSTITUCIONAL - pois ela inibe a presença de pessoas inescrupulosas em cargos públicos, e, quando há desvios de conduta, estes são resolvidos rapidamente sem essa pouca vergonha que somos obrigados a assistir anos seguidos aqui no Brasil.
Uma Monarquia Constitucional é uma forma de governo Monárquico, porém limitado pela Constituição, cujas regras garantem que os poderes lhe são atribuídos na base de um sistema Democrático, ao contrário de uma monarquia absolutista.
O PARLAMENTARISMO - é outra forma de inibir maus políticos. Nesse regime politico o gabinete é constituidio pelos Ministros de Estado, e é responsável perante o Parlamento, que através dele governa a Nação. Já foi experimentado no Brasil, porém os senhores políticos que viram seus poderes cerceados por um rigor maior no cumprimento das regras, impediram que tivesse continuidade e decretaram que "não deu certo"...
O corporativismo que domina os partidos políticos é uma prova de que o mal se enraizou de tal forma, que só com uma mudança radical será possível reestabelecer a verdadeira Democracia.
O QUE É DEMOCRACIA?
- Podem ter certeza que é algo bem diferente do que está ocorrendo no Brasil.
Numa Democracia nos moldes de sua origem na Grécia deve prevalecer: o espírito de identidade;
o patriotismo; culto às tradições; reverência ao passado; supremacia do interesse nacional; etc.
É o cidadão que institui a Democracia a partir dos interesses comuns (e não de grupos). A igualdade tão propalada não se impõe de cima para baixo por meio de leis.
A igualdade pré-existe e é a partir dessa igualdade que se institue a Democracia. É o que ocorre num condomínio residencial brasileiro, onde todos são iguais perante a condição de serem proprietários - este sistema de Condomínio pode ser aplicado às cidades, aos Municipíos e aos Estados. Mas, o que tem ocorrido com os princípios democráticos é exatamente o oposto. A degeneração das Democracias é um ameaça de uma "maioria eleita", contra as minorias que passam a ser discriminadas. As "maiorias" estão se transformando em Ditaduras que não respeitam os direitos democráticos de todos. A tal "sociedade possível" são elocubrações doentias de mentes esquizofrênicas que pensam que podem reinventar a sociedade.
Falamos em volta à Monarquia. Vocês sabiam que em 1993 foi feito um plebiscito para saber se o povo queria a volta da Monarquia? E, que apesar das manobras do governo que se opunha à ideia, antecipando o plebiscito e impedindo que a opinião pública fosse informada corretamente, 13% dos eleitores votaram a favor? -
- Ou seja, 13% das opiniões esclarecidas optaram pela Monarquia!. Esse é um índice expressivo que não pode ser ignorado. Pensem nisso. Informem-se. Podem crer, que reestabelecer a Monarquia Constitucionalista no Brasil será um grando avanço Democrático!!!!

sexta-feira, 19 de março de 2010

ECUMENISMO OU SINCRETISMO?

A palavra "ecumenismo" parece que vem sendo confundida com "sincretismo religioso". Procuramos o significado e aqui vai o que diz o Dicionário Básico Aurélio:
"ECUMENISMO - relativo à toda a terra habitada. Diz-se da corrente que manifesta disposição à convivência e diálogo com outras confissões religiosas."
"SINCRETISMO - reunião artificial de ideias ou de teses de origens disparatadas. Fusão de elementos culturais antagônicos, em um só elemento, continuando perceptíveis alguns sinais originários".
Em algumas reportagens recentes, ao abordarem o uso do daime em rituais, notamos que o assunto não ficou bem claro. Pelo que sabemos e pelo que diz o dicionário, são atos completamente diferentes.
Entendemos que o ecumenismo ao contrário do sincretismo não mistura elementos de diferentes crenças. Uma reunião ecumênica, como já tivemos oportunidade de ver, os participantes do ato ecumênico, representando diversas crenças religiosas (catolicismo, budismo, islamismo, judaísmo, cultos afro), se reuniram para expressar em público sua solidariedade e confraternizar num momento importante para a sociedade como um todo (universal), e, cada um manteve sua postura conforme sua crença. Houve a preservação da diversidade com o respeito pelo diferente.
No Brasil, a mistura de raças e culturas as mais variadas, não provocou apenas a miscegenação racial, mas também a cultural. Houve um sincretismo, ou seja a assimilação de elementos entre diferentes grupos. Como ex. podemos citar os ritos afro que tem assimilado e incorporado elementos do catolicismo e do espiritismo.
Portanto, sempre é bom ter cuidado com as palavras.

Frases:
- "O mundo não muda, pois a humanidade não muda. O que muda são as "vestimentas" conforme muda o tempo."
- "A sabedoria dos nossos antepassados é o melhor guia para os que estão confusos.
Ser conservador é uma questão de filosofia prática baseada num conjunto de princípios básicos transmitidos pelas gerações mais velhas."
- "Faça todo o possível para entender quem não te compreende, e amar a quem te fizer mal. Uma palavra de compreensão desarma qualquer espírito."
- "Faça como a roseira que aceita carregar a cruz dos espinhos, para compensar suas lindas rosas e o perfume que exalam".

quinta-feira, 18 de março de 2010

VI ENCONTRO NACIONAL DOS MOVIMENTOS EM DEFESA DA VIDA

Ocorreu em Brasília, entre os dias 12 e 14 de Março (2010) o VI Encontro Nacional dos Movimentos em Defesa da Vida onde foi discutido o PNDH-3, em particular o item que se refere à legalização do aborto.
Ao final do encontro as 34 entidades participantes assinaram uma Declaração onde se posicionam em relação ao Plano Nacional de Direitos Humanos-3 elaborado pelo governo e que vem provocando discussões a nível nacional, pois ele fere o direito fundamental de todo cidadão, ou seja, o direito de nascer. Legalizar o aborto é contra a vida e portanto deve ser rejeitado; este é um dos itens polêmicos, entre outros.
O documento reforça a necessidade de se defender a vida incondicionalmente destacando algumas diretrizes importantes a serem tomadas urgentemente. A saber:
1- Criação de associações e outras formas de organização legal para lutar em prol da vida. As organizações anti-vida e pró-aborto são milhares, estão organizadas e recebem grandes investimentos.
2- Denunciar todo e qualquer político que seja a favor do aborto.
3- Pregar o voto contrário ao PT e contra Dilma Roussef, já que o PT é o "partido do aborto".
4- Incentivar o voto em políticos realmente comprometidos com uma agenda pró-vida.

5- Procurar fazer pressão junto aos partidos políticos para defenderem e criarem leis em prol da vida.
6- Lutar pela CPI do aborto.

NOTA: - O PNDH-3 usa a "liberdade" para excluir o direito à vida (aborto); o direito à propriedade (invasões); o direito à fé (proibir o uso de símbolos religiosos em locais públicos); o direito da defesa da Pátria (julgar os que impediram que o país se transformasse numa 2ª Cuba); o direito à livre expressão de opinião, o direito à família, etc., etc., etc....
O conceito de liberdade tem interpretações diferentes entre os povos. Enquanto para os chineses por ex, liberdade é "não estar preso", para outro é "não ser escravo", e para outros, fazer o que bem entenderem e se esquecem que seus direitos acabam onde começam os direitos do próximo.
O plano apresentado pelo governo que está sendo contestado se acha no direito de excluir outros seres humanos do direito de nascer, viver e levar uma vida digna.
Continuamos repisando que o homem não é só matéria. Ele é corpo material e espiritual também. O conceito mais amplo de liberdade diz respeito à mente, à inteligência, ao espírito ou alma conforme o entendimento de cada credo religioso.
Conservadorismo? - Sim. Aquele que é baseado na fé, na família e na liberdade. A fé legitima a família ao baseá-la na eternidade. A Família ensina as lições morais que possibilitam uma sociedade livre. Combinada com a integridade moral, a liberdade cria o clima em que a fé e a família poderão florescer.
O PNDH-3 deve ser deletado na íntegra!
Temos uma CONSTITUIÇÃO. Cumpra-se!!!

quarta-feira, 17 de março de 2010

PARA ENTENDER O SOCIALISMO

Socialismo é a doutrina que defende a propriedade coletiva dos meios de produção e de distribuição de bens de forma igualitária para todos, como forma de eliminar as desigualdades sociais.
A teoria socialista subentende que cada um receberá benefícios iguais provenientes do esforço comum, ou seja, a produção se gerasse riquezas seria repartida igualmente entre todos.
Como teoria, nota dez. Na prática...
Um exemplo bem prático e didático é o que tem sido usado nas escolas com os trabalhos em grupo.
Digamos que essa prática seja extensiva à classe toda. Após a avaliação geral individual, o professor somaria as notas de todos os alunos e dividiria entre o total de alunos da classe atribuindo a cada um a nota média obtida. Digamos que a metade da classe teve notas ótimas e boas; a outra metade obteve notas regulares e ruins. Na média geral, os alunos bons e ótimos tiveram as notas reduzidas
, enquanto que os ruins e regulares foram beneficiados largamente. É evidente que o desestimulo entre os alunos bons e ótimos vai ocorrer, enquanto que os outros alunos beneficiados não se sentirão na obrigação de continuar se esforçando para melhorar o rendimento pessoal, e por tabela, o coletivo. O resultado na avaliação seguinte será pior devido ao desestimulo gerado pela injustiça para com os melhores que estão sendo prejudicados. E, todos poderão vir a ser reprovados, mesmo que sejam convidados a trabalhar (estudar) em benefício comum.
Moral da história: - Quando não são respeitadas liberdades e as diferenças de capacidade de cada um, atribuindo-lhe o que ele tem direito por merecimento pessoal, ocorre um nivelamento por baixo e para baixo de todos.
Isto vale para avaliações coletivas de estudantes, para o trabalho produtivo da iniciativa privada, pois é desta que saem os recursos para sustentar o Estado e a sociedade. Vale também para as aposentadorias de quem contribuiu durante uma vida de trabalho produtivo e hoje tem que dividir com dependentes sociais atrelados pelo Estado, a poupança formada que deveria servir de garantia para uma vida tranquila após tantos anos de trabalho, etc.
Hoje socializar tornou-se um pesadelo da classe produtiva. O empobrecimento geral não é propaganda da "oposição". Basta verificar o que ocorreu nos chamados "paraísos" comunistas como a Coreia do Norte, a Rússia, Cuba, os países do Leste europeu hoje dependentes da União Europeia, ver também o caminho que segue a Venezuela e outros países de orientação de esquerdas.
Os que defendem o socialismo na "boa fé" acabam no susto, como está ocorrendo com os governadores dos estados brasileiros produtores de petróleo. É o assunto do dia: Dividir equitativamente os resultados da atividade petrolífera dos Estado produtores entre todos os Estados não produtores.
Quem elaborou essa proposta se esqueceu que cada unidade da federação tem recursos suficientes para gerar riquezas equivalentes às geradas pelo petróleo; o que falta é uma administração com planejamento competente a nível de cada unidade da Federação para gerenciar todos esses recurso e beneficiar a cada um sem ter que ficar a espera de quem produz para melhorar as condições de vida dos cidadãos de seu Estado.
O bom governo é aquele que não interfere e deixa ao cidadão a livre iniciativa do trabalho, da produção, circulação de bens e serviços, etc., gerando assim riquezas que estimulam a cada um a fazer sua parte de forma a crescer também, por merecimento.
Quem prega "um mundo novo possível", na verdade está praticando a desconstrução mental das inteligências, levando as pessoas a desejar algo utópico onde tudo será de todos e quem se opuser será criminalizado e punido.
Nota - Esse sistema reinventa o feudalismo e o escravagismo, pois não deixa de ser uma exploração do trabalho de uns em benefícios de outros.

segunda-feira, 15 de março de 2010

EDUCAÇÃO - COMPETÊNCIA DE QUEM?

Numa sociedade costumam ser atribuídas competências às pessoas conforme sua formação, capacidades, interesses, desejos, etc., respeitando a liberdade de opinião de cada um.
A Educação tem sido açambarcada por governos ciosos de controlar a formação dos jovens. E os cidadãos cada vez mais desestruturados emocional e psicologicamente não estão conseguindo reagir à altura para fazer valer seus direitos.
- Quem tem competência para educar uma criança?
- Noticiários recentes deram destaque ao problema levantado por conta da família brasileira que decidiu educar seus filhos em casa, dispensando a escola e, por absurdo que possa parecer, os pais foram punidos apesar de provar que os dois jovens estavam em nível de aprendizado superior ao exigido nas escolas.
A educação começa em casa, junto à família. Relegar ao Estado toda autoridade pela educação é suicídio coletivo da democracia. O Estado deve suprir, não substituir a autoridade dos pais. O ensino sistemático, hoje massificante, não deve ser considerado exclusividade da escola pública ou particular; o autodidata sempre existiu e deve continuar a existir para o bem coletivo.
A boa educação prossegue através do aprendizado de princípios de religiosidade que a igreja transmite a seus fiéis. E, tem continuidade na sociedade em que cada um vive, através do respeito mútuo, da solidariedade, do convívio saudável e harmônico entre as pessoas e o local de moradia, incluindo a prática de hábitos de higiêne, preservação do que é coletivo, além do particular; participação nas decisões que dizem respeito a cada um em particular, e aos cidadãos como comunidade civil constituída, etc. Isto é um direito e um dever de cada cidadão.
Na distribuição de competências há um lugar certo para cada um assumir e expressar sua opinião, antes que ela lhe seja confiscada.
Numa Família deve prevalecer o equilíbrio entre o rigor e a indulgência. O mais aconselhável é fixar limites firmes dentro dos quais se permita a cada um completa liberdade de movimentação. O rigor regido pelo amor ainda é preferível quando houver dúvidas, pois preserva a disciplina na família, enquanto que a fraqueza excessiva conduz à humilhações e arrependimentos.
Não delegue a terceiros a decisão final sobre o que é melhor para você, sua família e para a sociedade em que você vive. Exerça sua função de cidadão responsável - inclusive dentro da política. A política é muito importante para ser deixada somente nas mãos dos políticos!

"Não há nada pior do que ter medo de dizer a verdade" - (Oscar Arias - presidente da Costa Rica ao falar sobre a falta de liberdade de opinião e expressão na ilha cubana sob regime ditatorial há meio século).

sexta-feira, 12 de março de 2010

PLANEJAMENTOS POLÍTICOS

Pressupõe-se que todo candidato que se apresente a concorrer a um cargo público não apenas tenha propostas e projetos para apresentar aos cidadãos, como também tenha capacidade de fazer um planejamento para executar obras. Infelizmente não é o que ocorre.
A maioria apresenta projetos maravilhosos que funcionam como luzes de artifício para distrair e iludir o povo. E nunca sairão do papel.
Deveria ser exigido que junto com as "promessas" viesse um planejamento claro, objetivo, definindo o que fará ao ocupar o cargo qualquer que seja a área adminsitrativa ou executiva que vá exercer.
Nada é levado a sério. Os tempos passam e os fatos comprovam que tudo continua como no tempo de antanho. Há tempos li uma pequena encenação criticando o comportamento irresponsável dos políticos. Serve para ilustrar o que vai por esse mundão afora, guardadas as diferenças introduzidas pela modernidade:

"A POSSE"
Local - uma pequena cidade do longínquo interior.
Governo - exercido por políticos que sequer residiam na localidade.
Obras - tudo por fazer.
Ao final de quatro anos o povo aguarda a chegada do novo governante para substituir o antigo do qual quase ninguém mais lembrava o nome ou da fisionomia.
Novo Governante - Jovem idealista chega... animado com promessas de gordas verbas para o que fosse necessário fazer. É recebido com festa na pequena praça central. A bandinha toca, rojões estouram, bandeirinhas tremulam ao vento. A bandeira Nacional é hasteada no mastro instalado num pequeno pedestal no centro da praça. Discursos se sucedem: o de boas vindas, e o de posse do novo governante prometendo "dar continuidade às obras iniciadas na gestão anterior"...
No dia seguinte - após uma noite calorenta embalada por sinfonia de grilos a cantar e sapos a coaxar, além dos pios de uma coruja no telhado, o novo governante ainda sonolento vai ao gabinete dar início aos trabalhos. É atendido pelo secretário, homem simples, de boa fé, pronto a cumprir ordens.
O diálogo:
Governante - Quais as obras iniciadas no governo anterior ainda não concluídas?
Secretário - apontou pela janela do gabinete para a pracinha poeirenta e disse: - Ele mandou instalar o mastro da bandeira naquele pedestal.
Governante - chega até a janela, observa, avalia e diz: - Ah! muito bem. E que mais?
Secretário - prometeu pintar o mastro e plantar grama no jardim...
Governante - Aaahhhh!!!! - mais alguma coisa?
Secretário - Não senhor. Ele viajou e não voltou mais...
Governante - AAAHHHH!!!! - Vamos por mãos à obra! (abriu uma pasta, retirou um maço de dinheiro e entregou ao secretário). E ordenou: - Compre uma lata de tinta e mande pintar o mastro. Coloque uma placa na base do pedestal com o nome do fundador da cidade... Na volta falaremos da grama do jardim...
- Sim Senhor! - O secretário saiu feliz. Nunca vira tanto dinheiro de uma só vez. Pensou consigo: - Agora vai!!!
Enquanto o povo se distraiu com a "continuidade das obras", matreiramente o jovem governante partiu. Nunca mais foi visto na cidade. Dias, meses, anos... se passaram. Só aí o secretário entendeu as palavras: - "Na volta falaremos da grama do jardim"....
(Pano Rapidíssimo.......)

Quantos ainda haverá por esse mundão de Deus, embolsando verbas e pintando mastros de bandeiras?

Nota: Não deixe por conta só dos políticos o cuidado com os interesses de sua cidade; participe, envolva-se. Seja um cidadão de verdade.

quinta-feira, 11 de março de 2010

TERREMOTOS , MUDANÇAS CLIMÁTICAS E AFINS

O planeta Terra passa pela sequência natural das grandes transformações que sempre ocorreram.
As eras geológicas são a aprova de que o planeta está numa constante evolução natural, independentemente da presença do homem.
Não podemos ignorar em termos de acontecimentos violentos (terremotos, tsunamis, tornados) que nos últimos decênios tem havido um aumento de registros. Temos que no entanto, considerar que atualmente a população mundial é maior do que cem anos atrás e que os meios de comunicação são rápidos, informando em tempo real o que está ocorrendo. As grandes concentrações populacionais nas cidades e nos litorais naturalmente permitem que alguns cataclismos atinjam mais pessoas ao mesmo tempo. A população está mal distribuída, aliás concentra-se em menos de 7% da superfície total dos continentes.
Temos observado que os terremotos que ocorrem com frequência no chamado "círculo do fogo" - encontro das placas tectônica - eles seguem uma espécie de rota que acompanha a mudança do planeta em relação ao sol em seu movimento de translação - coincidência ou não, eles começam a ser mais fortes e constantes nos períodos de "mudança de rota" que determina a mudança das estações climáticas. É como se o "pião terra" fosse freado e isso produzisse um atrito que levasse ao choque mais intenso das placas. As consequências seriam então os fortes tremores de terra e os tsunamis quando esse atrito ocorre no fundo dos oceanos.
Sobre se atualmente chove mais que no passado, lembremos que o registro dos índices pluviométricos é fato recente; ouvimos em nossa infância, relatos antigos de chuvas torrenciais por mais de quarenta dias, no início do século passado, com deslizamentos de terra e transbordamentos de rios - as pontes na época eram bem mais rudimentares que as atuais - destruição de casas e lavouras por tornados com morte de pessoas carregadas pelo vento (isto no interior Paulista), descargas elétricas de matar animais e provocar incêndios, etc. Mas não havia TV para registrar...
É verdade que o homem tem contribuído com ações não muito coerentes, para que o meio ambiente seja modificado; mas isso significa pouco em termos de planeta.
No entanto, em termos de planeta, o homem ultimamente anda brincando e abusando de experiências com energias que ainda não sabe dominar. Aí é que reside o perigo maior. Se, a simples subida e descida de ônibus espaciais já produzem tremores de terra, imaginem testes a certa profundidade com energias não convencionais.
Fala-se que o Sol é que seria o causador do "aquecimento" global. Pelo que sabemos, não tem nada a ver. Fala-se também na presença de um planeta (Nibiru, Planeta X, Hercólubus, Iris Cabeluda etc.?) que estaria se aproximando produzindo todas essas mudanças. Outros afirmam que a Terra está esfriando e encolhendo; pelas rachaduras entre as placas estaria entrando água para os ocos interiores e produzindo reações violentas de vulcões, etc.
Os apocalipticos vêm aí os sinais do fim dos tempos.
A humanidade vai desaparecer? - Se levarmos em conta as profecias, haverá grandes mudanças que culminarão com "um novo céu e uma nova terra". E um reino de luz. Se vai haver um reino de luz, certamente haverá seres humanos para usufruir. Quem ficará para viver nesse novo mundo? - dizem que "Não existe um poder que selecione alguém para ser salvo. O que salva é unicamente o conhecimento das leis de Deus e sintonização com elas. O grau de imunidade é determinado por cada pessoa individualmente."

quarta-feira, 10 de março de 2010

GOTAS DE SABEDORIA

Mensagens de otimismo e de fé sempre fizeram parte da cultura de todos os povos através dos tempos. Todas procuram transmitir às novas gerações o saber milenar com a finalidade de promover a educação, o bem estar da sociedade, impulsionar o progresso, etc, tudo através de ensinamentos simples e diretos. Provérbios e ditos populares correm mundo...
Selecionamos alguns:

-" Peça o que desejas, mas esteja disposto a receber o que Deus lhe dá. Poderá ser melhor do que aquilo que você pediu." (Norman V. Peale).

-"Poucas coisas libertam a alma do ser humano melhor do que o riso". (autor desconhecido).

-"Quando mudamos nossas atitudes estamos mudando o mundo que nos cerca". (idem)

-"Se choras por ter perdido o Sol tuas lágrimas não te deixarão ver as Estrelas".

-"A preocupação com o passado rouba-nos metade do presente, e a inquietação com o futuro rouba-nos a outra metade". (Saint-Beuve)

-"Calar é a melhor resposta aos que discutem com arrogância e agressividade". (autor desconhecido).

-"Cativar ? - É uma coisa muito esquecida, significa criar laços..." (Exupéry).
-"Tu és responsável por tua rosa". (Exupéry)

-"Não digas nada a Deus. Pensa nele. - Cala-te, sê quieto! Quando nossa consciência está quieta, não há tempestades nem dentro nem fora. Quando nossa consciência está tranquila, tudo em derredor assume o aspecto da tranquilidade". (J. S. Goldsmith)

-"Jamais se desespere em meio às mais sombrias aflições de sua vida, pois das mais escuras nuvens cai uma água clara e fertilizante." (Prov. Chinês)

-"Todos os dias, sob todos os pontos de vista, estou cada vez melhor". (Emile Coué).

-"Eduquem-se as crianças e não será preciso castigar os adultos". (Pitágoras)

-"Não fazer nada é o trabalho mais cansativo do mundo, porque você não pode se demitir ou descansar." (Thomas Paine)

-"Sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem distribui rosas". (prov. Chinês)

sábado, 6 de março de 2010

MUDANÇAS DE HÁBITOS

Mudar hábitos é uma tarefa difícil, às vezes quase impossível devido à liberdade que cada um tem para usar o seu livre arbítrio. O incrível é que as pessoas preferem o comodismo e o imediatismo, jogando para no futuro corrigir aquilo que sequer deveria ter sido adotado e transformado em hábito negativo. Certamente acreditam que tem muito tempo para se arrepender e se corrigir no futuro.
Pelo nosso modesto entendimento, cada ser humano tem o direito de realizar-se até o fim do seu ciclo evolutivo. Porém, cada um recebeu a graça do livre arbítrio.
O que leva a opção de alguns pelo errado, mesmo quando essa atitude errada lhe seja prejudicial se poderia ter escolhido pelo melhor?
Há uma Parábola - a do Joio e do Trigo - que ilustra este problema. O trigo simboliza o bem; o joio simboliza o mal. Quem optar pelo cultivo do trigo terá muito trabalho, mas farta colheita; quem ao contrário deixar seu campo ser tomado pelo joio, certamente não terá boa colheita e terá que arcar com as consequências de sua imprudência. Na parábola, no fim dos tempos haverá a separação do joio do trigo. Para o entendimento de um povo rude e ignorante essa era a forma de ensinamento que eles entendiam e foi utilizada por Jesus para transmitir seus ensinamentos e alertá-los sobre o domínio do mal no mundo.Cada um poderia fazer sua escolha.
O livre arbítrio não é uma cadeia de elos onde o elo antecedente obrigue o subsequente a mover-se. O livre arbítrio é um elo isolado, independente de qualquer agente exterior. Portanto todos podem e devem mudar seus hábitos e conduta quando incorreta e prejudicial a si, à família e à sociedade.
O educador, ao educar-se a si (disciplinar sua conduta), torna-se um modelo capaz de transferir aos educandos a energia necessária para conduzir para o que é bom, correto, verdadeiro.
Toda educação de si e do próximo passa por uma conscientização da verdade cósmica de que somos seres a caminho de nossa auto realização. Se, por livre arbítrio, paramos no meio do caminho e deixamos que o joio (mal) prospere na sociedade (campos) minando sua estrutura, os resultados negativos não se farão esperar.
A palavra de Paulo aos Efésios (6- 10 ss) - "A Armadura de Deus"- fala bem claro: "porque nossa luta não contra o sangue e a carne, mas sim contra os principados e potestades, contra dos dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes..."
Muitos ignoram, mas o controle das mentes humanas por parte daqueles que querem dominar o mundo é uma realidade. O "Orai e Vigiai" é mais urgente do que nunca.
Mudanças de hábitos exige um grande esforço, mas é possível. E sem fazer concessões. Prêmio ou castigo são opções que aceitamos pelo nosso lívre arbítrio.

sexta-feira, 5 de março de 2010

LIVROS & LEITURAS

"Sem leitura não se chega à cultura".
"O livro é uma extensão da memória e da imaginação". (José Mindlim)
Amante dos livros e da boa leitura, José Mindlim conseguiu realizar seu sonho de leitor reunindo milhares de títulos valiosos para preservação de nossa cultura; ao mesmo tempo que é um acervo material, ele representa algo que transcende a materialidade. Colecionou conhecimento, ideias, ensinamentos, cultura, arte, ciência, história... e fez história...
As gerações que virão certamente saberão apreciar e valorizar esse maravilhoso acervo, doado para que todos os cidadãos apreciadores da boa leitura também possam utilizá-lo.
Parabéns. Os leitores agradecem.

Gosto de ler. Em nosso tempo de estudante, além dos livros didáticos, tínhamos à disposição os livros da biblioteca escolar e posteriormente da Faculdade o que nos facilitou os estudos. Compramos muitos livros. Não guardamos todos. Hoje, nosso pequeno acervo consta de poucos livros escolhidos. Alguns, funcionam como "ímãs"; e, apesar de lidos mais de uma vez, continuam a nos surpreender com a forma que os vemos em novas leituras.
Recentemente um livro se destacou entre os outros na estante - Resolvemos lê-lo mais uma vez para entender o que ele ainda tinha a nos dizer. Ficamos surpresa. O assunto que mais nos tem preocupado é a crescente onda de violência numa contradição de tudo o que se fala e que parece ser feito pela PAZ. Foi exatamente o capítulo sobre essa falta de Paz no mundo e entre as pessoas o que se apresentou em primeiro lugar. O óbvio estava ali escrito: "- O Homem tem que primeiro assinar o tratado de Paz consigo mesmo"!!!
Já dizia Cristo: "Bem aventurados os Pacificadores, porque eles serão Filhos de Deus"; "Bem aventurados os Mansos, porque eles possuirão a Terra". Mas Ele não pregava a Paz da inércia, da passividade. A paz é uma conquista, uma vitória, altamente dinâmica. É a tranquilidade da sapiência após as tempestades das dúvidas e das incertezas. A paz social, nacional e internacional dependem dessa paz individual. A verdadeira paz é dinâmica e realizadora. Ela tem afinidade com o mundo da invisível realidade e não das facticidades da vida material a que o homem do mundo moderno está apegado.
É através do crescimento interior, do desapego com responsabilidade, da libertação, da verdadeira satisfação interior que produzem a tranquilidade e a força moral necessárias para irradiar a Paz tão desejada.
Essa é a realidade: - Enquanto o homem não fizer as pazes consigo mesmo, não conseguirá ter paz com os outros.
Essa era a mensagem oportuna que o livro quis nos passar.
Compartilhamos com quem quiser experimentar a fórmula, assinado um tratado de paz consigo para depois esperar e cobrar a reciprocidade.

quarta-feira, 3 de março de 2010

EDUCAÇÃO INFANTIL

A humanidade tem colocado seus ideais de um mundo bom, justo, perfeito, ideal inerente ao seu modo de ser, desde que deixada fluir segundo sua natureza.
Pode-se, de certa forma, comparar a evolução da humanidade às diferentes etapas de crescimento dos indivíduos em seu desenvolvimento psíquico-social.
O homem, nos primórdios da sua estada no planeta iniciou a caminhada a partir da Religião (de re-ligare = ou ligar novamente com algo Superior); e é na primeira infância, pura, livre, sincera, luminosa como um conto de fadas que o homem dá os primeiros passos de sua jornada de aprendizado, num misto de religiosidade e ideal utópico do bem.
No despertar entre esse mundo de encantamento e a efabulação com sentimentos e relacionamentos com o mundo que o envolve aparece a fantasia das fábulas, lendas, estórias com animais, etc. São os primeiros passos a caminho de uma realidade onde o bem prevalece.
O ambiente de cada um muda, as experiências alegres e tristes são ilustradas com novos personagens. Cada cultura, cada povo tem suas tradições, princípios e conhecimentos a serem preservados e transmitidos às novas gerações; no mundo cristão-judaico, por ex., tem início a fase da história real através das Sagradas Escrituras, pois a criança já tem algum entendimento sobre o mundo sacro; outras culturas também tem suas tradições e ensinamentos religiosos.
Prossegue o aprendizado que é um somatório dos sucessivos relatos de sagas e mitos de cada Nação. A realidade e a fantasia por vezes se confundem e alimentam desejos de superação, conquistas, propostas de ação a nível mental; nesta fase a criança com 8 a 10 anos de idade está apta a assimilar novos conceitos.
Os mitos da Antiguidade Clássica dominam as mentes desejosas de se espelhar em algo nobre, superior, de forma positiva, audaciosa. A nível de povos, eles se organizam em Governos - Reis/Imperadores, grandes conquistadores. As lutas, as conquistas, o esplendor, o equilíbrio das forças - o domínio, são as metas. Escreve uma nova etapa de vivência da humanidade e também do indivíduo que revive a nível emocional-mental a história dos povos da terra.
- Quem sou? - De onde venho? - a que grupo pertenço, como vivem outros povos no seu dia a dia? - Marca o início da definição de uma identidade entre as diferentes civilizações do mundo. A Etnologia e a etnografia a formar, informar e ensinar o respeito pelo diferente. (note-se que na primeira infância a criança age e reage conforme o exemplo que recebe - deixada ao seu natural ela não tem preconceitos).
Redefindem-se os papéis mundiais no suceder das diferentes civilizações. Ler, conhecer a história de cada povo, suas conquistas até a atualidade e o mundo moderno com tudo o que tem de bom e de ruim são motivos de curiosidade, interesse e questionamentos, nesta nova etapa. Destaque para conhecer as Democracias, as Ditaduras, a ação desorganizadora das Guerras e de todos os conflitos, bem como a reorganização dos espaços sócio-econômicos e políticos com as respectivas consequências para a humanidade como um todo e em particular a cada Nação. É o momento da descrença e da esperança por um mundo melhor, traduzido no desejo de reformar o mundo. É o jovem a quem tudo parece possível. Regras devem ser respeitadas...
Se cada um conseguir alicerçar sua personalidade nesse evoluir natural de conhecimento e de despertar para a realidade do mundo em que vive, terá construído o caminho seguro para enfrentar a avalanche massacrante de uma vida anti-natural em que mergulhou a humanidade.
Um retorno às origens? - seria o ideal para anular os efeitos negativos...
A esperança de um mundo melhor está nas novas gerações, se forem respeitadas sua etapas de crescimento natural.