quinta-feira, 24 de junho de 2010

FALA GALVÃO! - PAPAGAIO TAMBÉM FALA!

- Fala Galvão! - papagaio também fala! Fala!!!!
- E como fala!!! - atropela todo mundo...
Essa brincadeira do "cala boca Galvão"e "cala boca Schimdt" serve para chamar atenção sobre o papaguear generalizado, não só dos senhores comunicadores da imprensa a falar em "Copa": França - faltou "savoir faire", da Argentina e seu craque Dieguito (mui amigo), do Dunga
zangado, da expulsão do Kaká - e por tabela, a exclusão do árbitro que o expulsou..., das pedaladas do Robinho, dos goools do Luiz Fabiano, etc.... etc.... etc... e mais as artimanhas voadoras da jabulani entre muitos outros detalhes de fantasias e palpites.
Mas serve também para chamar a atenção sobre os "papagaios" que vão se multiplicar nos palanques eleitoreiros dentro de mais algumas semanas. E como falam!!! Discurso na ponta da língua. É sua profissão, pois não? Ganhando milhões... Para quem não tem qualificação profissional é a melhor oportunidade de ficar bem na vida - e "viva o socialismo!"
Quem bom seria que o papaguear sobre vuvuzelas, gools, cartões imerecidos, eliminação de equipes, fofocas de bastidores na F-1, etc, fossem os únicos problemas.
- "Cala boca Galvão" - como ? - papagaio também fala! - Fala Galvão!!! FALA!!!
Não fosse a tragédia das chuvas nas Alagoas e em Pernambuco pelo descaso de sucessivos governos incompetentes, tudo seria festas com algumas decepções inevitáveis.
Choveu, sim. Mas no caminho das águas havia represas e barragens, e havia vidas no caminho das águas que as represas e as barragens acumularam e não deram conta de reter. Por que? - quando foram construídas? - houve manutenção? - os investimentos foram suficientes? - as verbas foram utilizadas de forma correta? - Perguntas que ficarão sem resposta. A desolação de mais de 60 km de extensão é tão gritante que dói. Essa é a única resposta. O atestado da velha e corrompida política nacional e regional está escrito lá nos escombros das casas e das vidas destruídas. Jamais será esquecido pelos atingidos pela tragédia. Os outros tem memória curta.
Infelizmente a tragédia está alicerçada numa política suja exercida por indivíduos que se sentem acima da lei, e que , nem a lei da ficha limpa vai atingi-los, pois a banalização do crime e o desrespeito à vida tornou-se uma norma. Lei, ora a lei - "eu sou a lei"!
Isto tudo ocorre apesar de haver inúmeros defensores dos direitos humanos. E por falar neles, por onde andam neste momento da tragédia das Alagoas e de Pernambuco? - Ah! - a culpa é do aquecimento global!... derretimento das calotas polares: - quais? - as de "cima" ou as de baixo? - não sabem. A "culpa coletiva" da humanidade não os atinge, como não atinge os senhores políticos.

-Fala Galvão! mesmo atropelando na fala, os estragos são ínfimos se comparados com as tragédias físicas e morais que estão aí a acontecer. - Fala! O controle remoto permite mudar de canal e deixar de ouví-lo mais rápido que a passagem de um carro da F-1.
PORÉM, AS TRAGÉDIAS QUE ATINGEM MILHARES DE SERES HUMANOS CUSTARÃO PARA SER ESQUECIDAS E SUPERADAS. E, NÃO HÁ CONTROLE REMOTO QUE RESOLVA O PROBLEMA!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

ÁFRICA NA ORDEM DO DIA

A Copa do mundo de futebol colocou a África na ordem do dia, onde os repórteres, os comentaristas e turistas em geral estão descobrindo um mundo pouco exposto na mídia.
Aqui no Brasil, políticos às voltas com "problemas" ventilados como discriminação racial, incluíram no estatuto da igualdade racial a obrigatoriedade do estudo da história da África.
Até aí tudo bem. Desde que esse estudo não tenha conotações ideológicas e que se atenha à informação correta e abrangente sobre o contexto econômico e socio-cultural dos inúmeros povos africanos.
A história não é estática. Ela é dinâmica e transcorre num espaço geofísico que determina muitas das ações humanas.
A história africana envolve culturas milenares com mais de 3.000 anos A.C. - como os egípcios, uma das primeiras civilizações do mundo, e os berberes, povo nômade da região saariana.
Aliás, a antropologia aponta a África como o berço da humanidade.
Como dissemos acima, o homem vive em um meio físico diferenciado que influencia em suas atividades e costumes, portanto a abordagem deve ser multidisciplinar.
Aqui vão alguns dados sobre esse imenso continente:
1- A África tem uma extensão territorial de 30.185.000 km² que vai do hemisfério norte (cortada pelo trópico de Câncer), ao hemisfério sul (trópico de Capricórnio) e naturalmente é cortada pela Linha do Equador.
2- É banhada pelo oceano Atlântico a oeste e pelo Indico a leste; ao norte pelo Mar Mediterrâneo.
3- Essa situação geográfica cria condições climato-botânicas diversas que vão desde os escaldantes desertos (Saara e Kalahari), às florestas húmidas equatoriais, passando por imensas savanas povoadas por manadas de animais de porte, amplamente divulgados em documentários.
4- Politicamente está dividida em 53 países. Porém, dentro das fronteiras políticas os grupos tribais se multiplicam criando um emaranhado de culturas que não convivem entre si, muito pelo contrário, vivem em constantes conflitos tal qual era no passado. Esses conflitos entre grupos étnicos é que no passado facilitaram o tráfico negreiro, pois não foram os brancos (sem chances de sobrevivência num ambiente hostil) que davam caça aos negros que eram vendidos como escravos aos traficantes.
E isso já ocorria muito antes do novo mundo ser descoberto. Os árabes foram os primeiros e maiores escravajistas na costa do Indico e Mar Vermelho.
É só estudar um pouco de história, sem preconceitos, para saber o que ocorreu no velho continente africano desde há milhares de anos.
5- A proximidade com o Oriente médio e com a Europa, produziu um intercâmbio muito grande entre os povos nessa região do norte-nordeste africano. Hoje ainda se fala aramaico e o berbere ao lado do francês, inglês, italiano, árabe, português, castelhano, etc., além de inúmeros dialetos.
Dos desertos, às florestas e vales férteis do rio Nilo; das lindas paisagens dos lagos e savanas, às montanhas e fendas que se abrem na Eritréia, jorrando lavas e ameaçando romper o continente; dos povos brancos civilizados, aos negritos das selvas; dos misticismos radicais, aos cultos animistas; das riquezas minerais, à pobreza dos guetos; da introdução de usos e costumes europeus, às culturas onde estudar nunca fez parte de suas tradições. Muitos são os contrates.
Após a abolição da escravidão muitos ex-escravos brasileiros optaram em cruzar o Atlântico e voltar para a África. Outros ficaram. Acreditamos que os que ficaram podem se dar por felizes pela oportunidade de viver num mundo novo com oportunidades que lá não teriam.
Os meios de comunicação atuais permitem que cada um escolha onde viver. E o que vemos é muito africano fugir de sua terra natal em busca de oportunidades, ou fugir de perseguições promovidas por grupos rivais, ou por governos ditatoriais e sanguinários... Seguem para a Europa já sobrecarregada em seu limitado espaço geográfico, ou para a América-Brasil.
Todos temos um pé na África! É só não ter medo de buscar nossas raízes!

domingo, 20 de junho de 2010

ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL

Quem não sabe conviver com o diferente pratica discriminação. Em nosso ponto de vista, o estatuto ora aprovado, não vai resolver nada, mas pode despertar a atenção pelo que é diferente criando situações desnecessárias de constrangimentos.
Pergunto: - "Que culpa tenho eu, por ex., de ser branca?"; e - "Que culpa tem fulano ou Sicrano de ser negro, ou mulato, se esses detalhes de cor de pele são transmitidos hereditariamente?"
O fato é que as características físicas (cor da pele, tipo de cabelo, formato da cabeça, etc) são os detalhes que criam o "impacto" do diferente. A reação, quase que instintiva das pessoas, tem suas origens num passado remoto. Diversos estudos apontam para essa diferenciação genética entre as pessoas. Vejamos algumas:
1- A teosofia afirma que os negros são os remanescentes de uma humanidade anterior a atual. Seu isolamento no continente Africano acentuou suas características físicas adaptadas ao meio.
2- A Bíblia narra a criação do homem pelos Elohim (deuses), mas não fala em cor da pele. Diz apenas que é um ser semelhante a si.
3- Zecharia Sitchin, baseando-se em textos sumerianos afirma que que os anunaki (os descidos do céu) criaram um 'servo' - o homem, em laboratório, para trabalhar nas minas no Abzu ( atual região do sudeste africano). Inicialmente teria sido criado um tipo apenas - se não me engano 'os de cabeça preta' que veio a ser objeto de interesse de outros povos do espaço para realizar trabalhos pesados aqui na Terra e que eles não queriam realizar... A concorrência levou à cada grupo a também 'criar' servos... e aí teriam surgido outros tipos físicos de acordo com os 'doadores de genes'. Surgiram então as diferentes raças. E com elas as lutas entre os deuses e seus povos. A recomendação ao povo escolhido de: - "não tereis outros deuses" se explica, pois parece que a confusão na época foi grande! - não vamos entrar em detalhes que o leitor deve conhecer através de textos bíblicos.
4- Supõe outras teorias que no princípio todos eram iguais, mas que o isolamento e a adaptação ao meio ambiente desenvolveu características próprias a cada grupo através dos tempos. Uma dessas adaptações foi a cor da pele como uma forma de proteção contra o sol escaldante do trópicos. Enquanto que os povos das regiões temperadas e frias, não necessitando dessa proteção, não desenvolveram o pigmento (melanina) sob a pele, e, consequentemente, o isolamento desses grupos desenvolveu a raça branca.
A verdade é que atualmente não há uma raça pura. Um branco pode ter tantas características genéticas semelhantes às dos negros quanto um negro ter da raça branca. Mas os traços físicos encobrem essas semelhanças genéticas.

MELANINA - é um pigmento escuro (negro) que aparece na pele, no cabelo, etc. Quanto maior a concentração desse pigmento, maior é a acentuação da cor escura da pele. A melanina aparece em todas as pessoas. Menos nas portadoras de uma doença denominada de albinismo.
Há pessoas que apresentam concentração elevada de melanina sob a pele, como os negros, e há as pessoas brancas, que quando se expõe ao sol, ficam com a pele 'queimada' - amorenada - devido à que a pele secreta mais pigmentos durante essa exposição. A coloração da pele varia de acordo com a quantidade da melanina. Pessoas brancas com pouca melanina, quando se expõe ao sol ficam com pele cheia de "sardas". As sardas são manchas castanho-escuras devido à concentração irregular da melanina nas partes do corpo mais expostas ao sol (rosto, braços, costas, pescoço, etc).

Discutir, punir, criar leis para resolver diferenças milenares é no mínimo falta de conhecimento das leis deixadas ao homem através dos princípios básicos do respeito mútuo que deve ser uma das normas da Educação tão falha em nosso país.
O "RESPEITE PARA SER RESPEITADO" deve ser praticado por todos, independente de ser COM, ou SEM Melanina.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

A NUMEROLOGIA E OS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA

Época de adivinhações e futurologia? - Não é o objetivo.
A frase da candidata do PV - Marina Silva de que "As pessoas vão continuar votando num Silva, só que na Marina Silva"(sic), nos despertou a curiosidade de ver quais as semelhanças entre ela e o presidente, bem como os outros dois candidatos mais em evidência, José Serra e Dilma. Segundo observadores políticos qualquer um dos três representam o continuismo do que aí está.
O resultado foi realmente interessante pelas semelhanças em alguns itens. O leitor que tire suas conclusões.
O rápido estudo foi elaborado com base nos nomes como são divulgados pela imprensa.
Vejamos:
Nº - Lula - Marina - Dilma - Serra
(1) - 6 - 8 - 5 - 4
(2) - 0 - 0 - 0 - 0
(3) - 4 - 2 - 2 - 3
(4) - 3 - 5 - 3 - 2
(5) - 1 - 3 - 2 - 1
(6) - 1 - 2 - 2 - 1
(7) - 0 - 0 - 0 - 0
(8)- 0 - 0 - 0 - 0
(9) - 4 - 6 - 2 - 2

Os nºs entre parêntesis de 1 a 9 tem seus significados numerológicos, sendo que o maior ou menor quantidade desses números (relacionados com as letras dos nomes) atribuídos a cada nome, correspondem as características analisadas.
Chamamos a atenção para a coincidência de todos terem (0) números correspondentes às letras com valor (2), (7) e (8). E, que os valores do item (1) se destacam nos cinco nomes.
Em síntese isso quer dizer que:
a) O forte individualismo e espírito de liderança do número (1) são mais acentuados em Marina (8) seguido pelo Lula (6), Dilma (5) e Serra (4).
b) Todos eles tem (0) no item (2) - ou seja, todos pecam pela falta de tato devendo cultivar a diplomacia e a cooperação.
c) O item (3) quer dizer que são falhos na comunicação, precisando aprimorar-se, pois não basta decorar discursos...
d) O nº (4) está relacionado com trabalho. Este não deve ser apenas uma meta, mas realizar-se em bases sólidas sem limitações. Marina parece ser a mais organizada.
e) O nº (5) indica mudanças - todos tem aprender a enfrentar mudanças cultivando a compreensão e o interesse pelos semelhantes. Não ficar só no discurso.
f) A expressão "senso de responsabilidade" tem que estar na ordem do dia - é o que diz o baixo número de vibrações correspondentes nos respectivos nomes através do nº (6).
g) O número (7) é o da Espiritualidade. ZERO para todos ... A interiorização dos princípios da verdadeira religiosidade estão ausentes e são básicos na vida de qualquer ser humano. (ver nota)
h) O número (8) também está ausente em todos eles. Ou seja, falta base para tratar de negócios e administração; exatamente eles que pretendem ser presidentes de um país devem fazer um grande esforço para superar essa falta. Caso contrário continuarão no faz-de-conta do discurso.
i) O número (9) - indica que Marina se destaca pelo sentimento de compreensão. Quanto aos outros tem que trabalhar muito este ítem.
NOTA - Quando alguém diz que é "uma pessoa de fé" nem sempre está expressando sua religiosidade e espiritualidade. Em geral diz respeito a crença ou confiança em princípios e compromissos com a verdade e a autenticidade - o que é uma virtude, porém suas convicções religiosas ou ateias não estão aí implícitas.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

COPA DO MUNDO e as VUVUZELAS DA VIDA

A festa da Copa Mundial de Futebol começou.
Um festival de cores ao som de uma nota só - a zoeira da vuvuzela!
O apito do juiz fica perdido na confusão barulhenta. O Ahaaaa... ou o Uhuuuuuu...do público aplaudindo ou vaiando as jogadas, desapareceu. O grito de "goooool" anda raro. Um aqui, outro lá, mais um ou dois acolá, seguidos de um balde de gelo.
Será efeito da jabulani? Ou serão as baixas temperaturas que congelaram tudo. Ou será a vibração negativa da vuvuzela ensurdecedora? - Mistérios de uma África antropofágica com seus vodus, mandingas, ritos de tambores, cantos tribais, danças frenéticas, etc, além de todas as modernidades da civilização não muito civilizada.
Como em todos os países do mundo, lá também há o consenso de festar, comemorar, secar o adversário, querer ganhar no grito. Parece que a etiqueta e as boas maneiras do mundo "civilizado" tenham sido esquecidas no momento da apresentação dos hinos dos diferentes países participantes. Uma questão cultural? - pode até ser. Mas... não custa participar de forma mais educada. Ou estarei errada?
Por falar em consenso, esta é uma palavra em moda na política nacional, momentaneamente suplantada pelas vuvuzelas da copa. Mas não nos iludamos. Uma arrasadora, milionária e barulhenta campanha política está sendo preparada, com direito a secar o adversário, torcer contra, fazer mandinga, ganhar na boca da urna antes mesmo da eleição. Tudo no grito da "vuvuzela da vida" com mentiras repetidas à exaustão, com promessas que jamais serão cumpridas, muita enganação do povo com obras virtuais. Aliás, o país é tão grande! - quem vai conferir? E, se alguém for denunciar será calado com a força da desconstrução mental e a desmoralização com dossiês e bravatas de quem grita mais alto.
Após a Copa todos voltarão para suas casas. Só um será o vencedor. Todos os outros voltarão com a sensação do dever cumprido e certamente culpando a jabulani, o frio, o juiz, o técnico, as vuvuzelas e tudo o mais, por não terem atingido os objetivos.
A vida continua. O povo voltará à rotina.
As eleições também acontecerão e tudo voltará à rotina.
O verde e amarelo e as vuvuzelas serão colocadas de lado. A qualidade de vida continuará ZERO para muita gente que sonhou com vitórias que não aconteceram. Enquanto isso os promotores do espetáculo continuarão fazendo projetos mirabolantes para manter o povo distraído a espera de novas copas e novas eleições.
Quem viver verá!

domingo, 13 de junho de 2010

POBRE - UMA ESPÉCIE EM EXTINÇÃO?

Chega a ser ridícula a afirmação de que o número de pobres deve cair 50% até 2014, que hoje pobre pode comer danone e bife, que pobre tem"renda" (bolsa-família!!!!), que pobre tem carteira assinada, que pobre frequenta faculdade... Nada contra que os pobres tenham do bom e do melhor. Afinal são seres humanos e como tal devem ser respeitados em seus direitos, inclusive ter dignidade, respeito próprio, liberdade, e o fim do descaso com que tem sido tratado pela imposição de uma mentalidade materialista que sufoca a sua espiritualidade e o transforma em uma presa fácil da falácia dos senhores políticos.
Fazendo uma comparação do pobre de mais de meio século atrás e o de hoje com todas as benesses que o governo diz ter-lhe outorgado, como um "deus" aos seus "servos", tenho certeza que o pobre de ontem era muito mais rico e feliz que o atual.
Para quem não sabe, aqui vai um pequeno resumo de como vivia um pobre tempos atrás: - " O 'pobre matuto lá do sertão' tinha uma vida tranquila!... morava numa pequena casa de taipa, ou de tábuas, ou mesmo em uma casa de tijolos numa colônia em alguma fazenda. Tinha a sombra das árvores para descansar nas tardes modorrentas, ao som do marulhar das águas do ribeirão, do canto dos pássaros ao alvorecer e no fim da tarde (a hora do grito!). Deitava com as galinhas, acordava com o canto do galo e o sol despontando no horizonte, após uma noite embalada pelo canto dos grilos (grilo dá sorte!) e do coaxar dos sapos. Almoço às 8 horas da manhã. O cardápio era simples, mas 'substancioso", produzido ali na roça, saudável, sem problemas de embalagens poluidoras ou validade vencida. Constava de feijão com farinha de milho torrada (da amarelinha) ambos produtos colhidos ali ao lado da casa. Tudo temperado com toucinho do porquinho criado no quintal, pimenta colhida na beira da mata, etc, tudo cozido na panela de ferro no fogão a lenha. Para variar havia ovo caipira da galinha carijó, cozido ou estrelado, broa de fubá. Pamonha, angu, mingau de fubá, milho assado na brasa, batata doce assada na cinza do fogão; a tradicional cambuquira com milho verde e caldo de galinha. Pipoca! Doce de abóbora, de castanha de coquinho, de mamão, de cidra, de goiaba, de jabuticaba, passoca de amendoim... Não faltava o tradicional lambari pego com peneira no remanso do ribeirão, e às vezes até camarão de água doce, além de cascudo e outros pequenos peixes. Caça? - variada. Frutas que só ele conhecia e coletava nas longas caminhadas pelos campos. Havia café de coador com garapa, rapadura ou açúcar mascavo. Tudo muito, Muito, MUITO mais saudável do qualquer bife ou danone do mundo moderno considerado como produto de inclusão na classe fora da pobreza... Que pobreza de mentalidade a desses avaliadores da condição humana atual!
O pobre de antigamente não enfrentava transito para ir trabalhar, não tinha que pagar aluguel, nem gás, nem luz elétrica, nem tinha que conviver com lixões, nem corria o risco de balas perdidas... Hoje seus netos vivem a pobreza moral da sociedade materialista do "use e jogue fora"; tem que se sujeitar a salários miseráveis e ainda achar que é feliz porque consta das estatísticas governamentais do "bolsa tudo", cotas, programas assistenciais, mas que faz parte de uma engrenagem onde os falsos valores inibem sua personalidade. Quem acorda desse marasmo quer fugir... e a porta de saída nem sempre é a mais honesta.
O "POBRE" está desaparecendo, ou está mudando de cara?
Falam tanto de um mundo novo de paz e harmonia. Era nesse mundo de paz e harmonia que o pobre de antigamente vivia lá no "sertão"... Infelizmente foi sufocado pelo modernismo materialista e hoje vive na favela, nas periferias, em lixões, nas ruas, sob pontes, presa do crime, das drogas, das balas perdidas.
A crise do capitalismo expõe uma chaga que nenhum sistema proposto pelo socialismo nem pelo comunismo são capazes de resolver, pois ambos os sistemas são "viciados em capital". Todos com suas intervenções só tem prejudicado o cidadão.
Acabar com a pobreza? - concordo em que deve acabar com a situação de miséria a que o cidadão foi atirado por aqueles que se locupletam dos cofres públicos.
Estatísticas são feitas com elementos imponderáveis e ninguém consegue domesticar o imponderável!
Pobres sempre existirão. E a pior pobreza não é a material, mas a pobreza moral, e falta de espiritualidade.
É como dizia uma família pobre: "somos pobres, mas não somos ordinários" (sic).

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A LEI QUE REGE TODOS

- Como você quer viver? - Como um velho ranzinza, tornando o mundo mais pesado, ou viver como o Velho Sábio que sabe ter paciência e perseverança, aceitando e assumindo os desafios que a vida lhe oferece? - A escolha é sua.
Quantas vezes nos deparamos com jovens em número de anos vividos, mas que estão envelhecidos, encarquilhados, de mentes doentias, ranzinzas a olhar o mundo pelo prisma do mal, do pessimismo, do desastre iminente. É uma lástima.
Toda situação crítica exige de nós uma postura de responsabilidade, auto-crítica, pois o tempo é o melhor professor, aquele que exige paciência, prudência, perseverança, escolhas ponderadas baseadas no conhecimento. Falta isso ao "jovem idadoso".
A dor precisa ser desmistificada. É ela que gera consciência e nos desperta para aquilo que nos recusamos ver.
Quando assumimos nossas escolhas e responsabilidades, os problemas se diluem, as soluções aparecem.
A Lei que rege todos é aquela que nos dá oportunidades iguais de aprendizado. E, ninguém foge dela.
Podemos resumir em algumas frases e pensamentos o que seja essa lei:
-"Amar ao próximo é a ação para hoje. Amanhã será tarde demais".
- "Ouvir a mensagem dos Mestres é bom, porém a mensagem só dá resultados para quem a pratica".
- "O erro é humano, o perdão é divino."
-" Aprendei com todos os seres, pois a ignorância é a mãe de todos os erros."
- "O homem normal aprende errando e sofrendo; o homem inteligente aprende com os erros dos outros; mas, o ignorante erra e repete o erro sem aprender."

- Uma pitadinha de otimismo não faz mal a ninguém!

-"Eu sou. Eu sou Luz em unidade com toda a luz do Universo!"

domingo, 6 de junho de 2010

ELEIÇÕES & ELEIÇÕES

ELEIÇÕES JÁ!
E, COM RESULTADOS ANTECIPADOS!

Ninguém está respeitando as regras democráticas e eleitorais para concorrer ao cargo eletivo de presidente da república nas próximas eleições.
Os três PRÉ-candidatos auto-eleitos "mais importantes" estão diariamente com ampla visibilidade na mídia, circulando pelo país, participando de reuniões políticas e empresariais, gastando milhões em eventos populares patrocinados por sindicatos, etc, tudo sob as vistas grossas das autoridades responsáveis por fazer respeitar as leis. Algumas tímidas multas e nada mais... Por muito menos, algumas pessoas já foram impedidas de registrar suas candidaturas num passado não muito remoto, como foi o caso do empresário Sílvio Santos.
Enquanto a "festa" continua para os três privilegiados, outros dez pré-candidatos de partidos pejorativamente chamados de "nanicos", lutam por um lugar ao "sol" através da Internet.
E que dizer das pesquisas? - Se não soubessemos como são feitas tais pesquisas, acreditaríamos nos números divulgados...
As pesquisas em questão, já dão como "eleitos" os pré-candidatos, num frontal desrespeito à verdadeira opinião dos que irão votar nas próximas eleições. Os resultados já estão prontos!!!
E não me venham falar em urnas seguras... Até crianças de jardim de infância já sabem que é possível burlar a segurança de qualquer sistema.
Caminhamos para uma ditadura a exemplo do que já ocorre em países como Cuba, Venezuela, Coréia do Norte, Irã, Rússia, etc, onde as eleições ocorrem, porém com resultados antecipados?
Aliás, a candidata do governo deixou escapar em uma entrevista: "vivemos numa ditadura..." prontamente corrigida pelo jornalista entrevistador, substituindo o termo "ditadura" por democracia...(sic), deixando-a visivelmente embaraçada.
Nostradamus em sua carta ao rei Henrique II chamava a atenção para o período em que o povo seria chamado a votar. Este seria um sinal do fim dos tempos. O encaminhamento para levar a tal globalização defendida nos últimos tempos, a "globalização" promovida pela União Europeia criando o Estado Europeu, o desrespeito ao ato cívico eleitoral, etc, apontam para mudanças imprevisíveis não só a nível de Brasil, mas mundial.


"Devemos levar em conta o "grão de areia" de Pascal, o "acontecimento imbecil", como se diz hoje, ou seja, o fato inesperado que destroi as mais sábias previsões e arrúina os espíritos mais sólidos".

- "Ninguém manda nas horas" - (ditado árabe)
Aguardemos... o tempo dirá para onde caminhamos...

sexta-feira, 4 de junho de 2010

POR QUEM DOBRAM OS SINOS?

Os Sinos tem sua linguagem.
Fez parte de nossa cultura ouvir e entender o que eles dizem. Cada toque, ora em repicar festivo, ora triste de uma despedida, ou simples badaladas do registro do tempo que passa, fizeram parte de nossa vida. Há também o toque de alerta em caso de perigo, o toque de chamada dos fieis para a oração, o toque inadvertido de um sino solto ao vento... Inimaginável suprimir tais sons e costumes. Um carrilhão a tocar? - é parar para ouvir e se embalar ao seu som melodioso, lindo!
Recente notícia sobre a proibição do toque dos sinos de uma Igreja em Brasília, por incomodar os vizinhos, nos chamou a atenção. A que pontos chegamos. Protestos contra um sino a tocar? Será possível? - É possível. Hoje os ruídos são tantos que as pessoas já não distinguem o que faz parte de uma cultura milenar, do que é agressão tecnológica moderna. Tudo é colocado na mesma medida, infelizmente. E tudo incomoda.
Decibéis a mais? - os decibéis são controláveis, pois sim. Não é proibindo que se toque um sino, que a vida do cidadão vai melhorar e ficar menos estressante. Diz o bom senso que deve haver respeito mútuo, e reza a Constituição que todas as formas de culturas e religiões, etc, devem ser respeitadas. Os Sinos fazem parte das tradições milenares. São muito anteriores a qualquer motor ou sirene, ou guitarra e sons eletrônicos da moderna civilização.
- Os Sinos dobram! - Por quem dobram os Sinos?
- Dobram pela humanidade cada dia mais intolerante. Dobram pela falta de religiosidade imposta por um materialismo massacrante. Dobram por todos nós que estamos desaprendendo as regras da convivência. Dobram pelo descaso das pseudo-autoridades que se julgam acima das Leis - não só as LEIS dos homens, mas aquelas que deveriam estar gravadas na consciência de cada um, mas que foram sufocadas pela vaidade, pelo egoísmo e amoralidade em que vivem.
Dobram e continuarão a dobrar porque eles são o sinal de alerta do perigo que ronda a sociedade.
Eles incomodam, sim. E é para incomodar que eles tem que continuar a dobrar bem alto. Alguém há de escutar e parar para saber o que eles estão anunciando.
Pare e escute! O toque de um sino pode salvar sua vida!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

SAÚVA - PRÁTO TÍPICO INDÍGENA

"Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil" - célebre frase usada como slogan num passado não muito remoto.
Quem nunca viu o estrago que um formigueiro de saúva cortadeira é capaz de fazer em uma única noite em uma horta de couves, num parreiral, numa pastagem ou outras plantas apetitosas para a saúva, certamente achará um exagero tal afirmação.
Vieram os inseticidas, formicidas e todo tipo de venenos e artimanhas para driblar a voracidade da pequena, mas poderosa formiga cortadeira.
Em nossa infância no interior paulista, vimos mais de uma vez crianças de origem indígena caçarem e saborearem as formigas saúvas. Usavam pequenos gravetos de guaxuma para provocar a saída das formigas do olheiro, e com rapidez e agilidade as apanhavam, cortavam-nas ao meio e comiam a suculenta parte posterior.
Nunca nos habilitamos a experimentar o "quitute".
Recentemente assistimos a uma reportagem onde indígenas da fronteira Brasil-Venezuela, em São Gabriel da Cachoeira utilizam a formiga saúva e a maniauara (cupim) em pratos típicos regionais, ou ao natural. Os pratos típicos são incrementados com feijão, pimenta, farinha d'água, piqui, tucupi, etc.
Sabor? - A saúva tem sabor de menta, ou gengibre, segundo o reporter, enquanto a maniauara tem gosto de terra.
Sabores à parte, não deixa de ser uma opção econômica. A iguaria é servida em restaurantes da cidade e também é vendida em feiras para quem não quiser ter o trabalho de andar na mata para coletar e levar doloridas picadas. A saúva é feroz!
E, assim, ao invez de prejudicar o meio ambiente, pode transformar-se numa fonte de renda. (nota: 1 copo de formiga pronto para consumo é vendido a R$1,00).
Quantos copos de formigas pode fornecer um formigueiro? E, olhe, que suas "panelas" costumam ser grandes.
Saúva - inseto heminóptero, formicídeo, gen. Atla. É encontrada em todo o Brasil; cortadeira e carregadeira, utiliza as folhas cortadas e outras substâncias para cultivar o fungo que lhes serve de alimento. Sociais, vivem em formigueiros subterrâneos formados de várias "panelas", canais e olheiros.

terça-feira, 1 de junho de 2010

GAZPACHO - CONTRA O "AQUECIMENTO GLOBAL"!

Na minha infância, durante as tardes calorentas, sem as atuais modernidades de refrigerantes, sorvetes, ventiladores, ar condicionado, etc, na hora do lanche da tarde saboreavamos um refrescante GAZPACHO. Era uma delícia!
De tanto ouvir falar em "aquecimento global" e problemas energéticos, queremos registrar aqui a nossa contribuição simples, prática que pode acompanhar a qualquer um, mesmo no escritório... e vencer os inconvenientes do calor.
Trata-se de uma bebida isotonica - sem contra-indicações - ideal para climas quentes e secos, especialmente nas calorosas tardes primaveris e do verão.
Sua origem remonta a antiguidade e o vocábulo "Gazpacho" é pré-romano, referindo-se a uma solução de água com vinagre que os legionários romanos levavam como bebida refrescante.
Os ingredientes são: - água, sal, vinagre, azeite de oliva e alho.
- A Água hidrata ( um copo é suficiente);
- Sal - fixa a água e ajuda a combater a desidratação ( meia pitada);
- Vinagre - produz sensação de frescor, além de ser saudável ( 1 col. de café, ou algumas gotas );
- Azeite de Oliva - mono e poliinsaturado de grande valor alimentício que dá paladar e proporciona energia graças aos seus hidratos de carbono ( um tiroriro...);
- Alho - vaso dilatador essencial contra o calor ( 1 dente amassado).
Além de refrescar e hidratar, as propriedades terapêuticas dos diferentes ingredientes combatem problemas gastrointestinais. Serve para fazer um dia de higiene alimentar.
Como somos usuária do Gazpacho de há longa data, temos certeza que uma volta no tempo pode fazer bem a humanidade tão preocupada com meio ambiente, aquecimento global e sobrevivência num mundo tão estressante.
Experimente! Ajude a melhorar seu dia calorento, sem culpas e sem grandes despesas...