terça-feira, 8 de dezembro de 2009

EVASÃO UNIVERSITÁRIA?

Conhecimento não ocorre pelo simples fato de se frequentar uma sala de aula, ou carregar diariamente um pacote de cadernos e livros (hoje apostilas...).
É preciso ler. Ler muito. Estudar pra valer, pesquisar, se informar, comparar autores ( sem livros fica difícil!) - mas há ainda muitas bibliotecas, e quero lembrar que o conteúdo dos livros não perde a validade, por mais antigos que sejam. Lembrem-se que a miscelânea apostilada não é o mesmo que ler um livro de capa a capa, incluindo as "orelhas"...
Ao ingressar na Faculdade, mesmo sem saber ao certo que curso seria melhor fazer, descobrimos que a leitura nos abria inúmeras e variadas vias de conhecimento interessantes e muito úteis que despertavam motivação crescente no aprendizado.
Agradecemos aos professores que nos incentivaram à leitura, facilitando-nos o trabalho inicial como a aula especial do professor Penteado, titular de Geografia do Brasil, ensinando a ler e consultar um livro.
Passamos aqui as linhas gerais: 1- Ler o Título e o nome do Autor/autores. 2- Ler a 4ª capa; 3- Ler as "orelhas". A seguir consultar o índice geral e ler a apresentação. Com esta primeira visão do conteúdo do livro, partir para a leitura do livro todo, ou no caso de uma pesquisa, os capítulos que contém o assunto de interesse imediato. A partir daí o aluno tem condições de elaborar um resumo para consultas posteriores, pois as anotações em uma ficha de leitura serão suficientes para o aluno em poucos minutos rever o assunto para uma prova.
Em nosso curso era também indispensável o conhecimento do castelhano e do francês, além do português, com domínio do vocabulário - e ninguém se constrangia em consultar um bom dicionário a qualquer momento que surgia alguma dúvida. Os dicionários da época traziam no início do verbete a origem da palavra (se era de origem latina, grega, árabe, etc) o que reforçava o entendimento do significado das palavras e do conteúdo. Entender era importante, pois com um amplo vocabulário eliminava-se a prática da "decoreba" - Esquecia a palavra? - Sem problema! - Usava-se um sinônimo!!!!
Evasão Escolar Universitária? - Ninguém se sentia desmotivado pois as atividades de leituras e pesquisas não deixavam espaço para "crises" do "não é bem isso que eu quero..."
Universidade mostra caminhos. Ler. Ler Muito!!!! Esse é o segredo da realização de um bom curso superior.
O maior erro está em que os alunos idealizam muito e estudam pouco.
A Leitura é a base de um bom curso superior.