domingo, 6 de dezembro de 2009

O HOMEM & OS ANIMAIS

- O ser humano ameaça o mundo animal?
- É uma pergunta a que os ecologistas respondem com um retumbante SIM!
Na natureza existe uma espécie de equilíbrio onde uma espécie muitas vezes sobrevive graças a outras espécies e que vivem em harmonia com troca de favores como ocorre com certas larvas de borboletas e formigas; por outro lado há espécies que combatem outras evitando assim a proliferação desmedidas de espécies predadoras. Por exemplo podemos citar as cobras que caçam ratos e pequenos roedores - daí as cobras em certos países antigos serem consideradas sagradas, pois protegiam as plantações de grãos tão necessárias à alimentação das populações. O mesmo com os gatos sagrados, com a mesma função. Aves domésticas, como patos e galinhas soltas em terreiros e ao redor das casas funcionavam como alerta de animais predadores intrusos; e estas aves ciscando o dia inteiro acabavam com os temidos escorpiões e pequnas aranhas venenosas. No Brasil temos a siriema caçadora de cobras dos campos... Mas a modernidade considera tudo isso descartável e usa indiscriminadamente venenos e agrotóxicos nas lavouras. Resultado: as espécies predadoras tornam-se cada dia mais resistentes e o ser humano mais vulnerável.
Algumas curiosidades que o civilizado poderia aprender com os nativos que vivem ainda em certa harmonia com a natureza:
1- Os nativos da cultura marajaoara usam a pele de um sapo vivo para curar erisipela - a pele do sapo destila um antibiótico que em contato rápido com a pele doente, produz a cura.
2- Outro antibiótico natural , segundo os nativos australianos é obtido através das formigas. Elas exudam de seu corpo uma substância que age como antibiótico natural, combatendo vírus e bactérias, ao qual não conseguem desenvolvem defesas como ocorre com os antibióticos produzidos em laboratórios. Numa demonstração, uma nativa australiana coloca sobre um pano várias formigas, procurando irritá-las, não permitindo que escapem. Após alguns minutos, sacode as formigas e utiliza o pano como curativo com a substância química deixada pelas formigas; serve para cicatrizar cortes.
3- Picadas de abelhas que injetam pequenas doses controladas de veneno também agem como medicamento e já há especialistas na aplicação do seu uso.
Muitos exemplos podem ser citados. Há um, que no entanto parece que não seria aprovado pelos ecologistas - Suco de Vespa - segundo uma maratonista vietnamita, após vencer mais uma competição foi perguntada sobre seu preparo físico para vencer a prova e ela respondeu que usava como complemento alimentar SUCO DE VESPA!!!
O homem, bem ou mal, sempre conviveu com os animais. Consta que em 1519, Hernán Cortez descobriu no México um zoológico tão grande que necessitava de 300 funcionários para cuidar dos animais. E a Amércia tem sido um rico celeiro de espécies cobiçadas no mundo.
Também, como não se encantar com algumas espécies como o menor colibri do mundo (beija-flor) - o "colibri-abelha" de Cuba? Ele mede 5,7 cm sendo que a metade dessa medida corresponde ao bico e à cauda. Pesa apenas duas gramas.
O cão, melhor amigo do homem é um dos animais mais conhecidos e estudados. Existem na pradaria dos EEUU uma espécie de cães que vivem em colônias subterrâneas formada de milhares deles de onde saem para suas caçadas.
E o bicho-preguiça que no Brasil serve de alimentação entre populações nativas? Também parece que é o animal mais fácil de ser caçado. O bicho-preguiça de três dedos da América do Sul demora as duas horas e meia que fica acordado para subir numa árvore a uma velocidade de 4m/minutos; quando caminha no chão sua velocidade é de 2m/minuto - até parece um F1!!!
Proteger a natureza é uma necessidade. Aliás, deixar que ela se auto-regule seria o correto. Parece que o ser humano é um eterno inquilino do planeta - uma espécie de sócio usuário perdulário. Leis e regulamentos existem. E, como em tudo o que é regulamentado, só falta ser cumprido. No mais, a sábia mãe natureza se encarrega de colocar em prática suas leis.