quinta-feira, 5 de agosto de 2010

ENSINANDO E APRENDENDO

Sempre estamos aprendendo. Principalmente com os erros. Muitas vezes, pequenos detalhes de somenos importância. Outras, em que os pequenos erros, no conjunto podem comprometer o resultado de um trabalho.
Lembro de uma colega, professora de matemática, rigorosa nas avaliações escolares; exigia o máximo dos alunos e era motivo de constantes críticas. Certa manhã, um colega chegou à sala dos professores com o jornal do dia. A manchete era sobre o desabamento de um pontilhão recém construído numa avenida da capital Paulista; não houvera vítimas, felizmente.
O fato ocorreu em fins dos anos 70. Inimaginável! Um pontilhão novo desabara totalmente sem "aviso prévio". Simplesmente desabara...
Passado o impacto da notícia, a professora que raras vezes manifestava sua opinião, disse:
- Devo continuar exigindo o máximo dos alunos; de um erro de cálculo, por menor que seja, um pontilhão, um viaduto, um prédio pode desabar. É muita responsabilidade.
O silêncio que se seguiu foi um sinal de que suas palavras haviam calado fundo.
Mas, o tempo passou... Muita água rolou por baixo de pontes; enquanto isso viadutos, pontes, e muitos prédios foram caindo nestes últimos anos, como num efeito dominó...
O ensino está cada vez mais fraco, como as estruturas de certas obras de engenharia. E falta mão de obra especializada exatamente nessa área. Será pelo rigor dos cálculos que são exigidos dos candidatos à profissão? Ou será produto da maligna doutrina pedagógica à la Paulo Freire que se baseia em isolar a criança do mundo o que impede que ela conheça outras realidades culturais, outras oportunidades de trabalho, de conhecimentos? - Segundo essa doutrina, a criança que nasceu na roça deveria ser alfabetizada na realidade da linguagem local: - carroça, cavalo, maloca, lampião, etc. Isto pressupõe que uma criança das favelas dos morros atuais deveria só conhecer a linguagem do: bala perdida, drogas, tráfico, armas, polícia, bandidos... (?)
- Que cérebro iluminado!
É verdade que a mídia (TV e Internet) representam uma janela para o mundo, que diga-se de passagem, tem sido mostrado ou como uma Ilha da Fantasia, ou como o portal do inferno.
Vejam por ex. como vive a população da ilha cubana - uma prisão a céu aberto. Vejam como o chefe do bolivarianismo venezuelano quer impedir que as pessoas exponham seus pontos de vista. E tem mais neste mundo Latino - querem fazer uma universidade no Brasil para praticar o ensino através de uma verdadeira lavagem cerebral deformando as mentes e tolhendo as liberdades individuais de aprendizagem. Eu disse: SEM LIBERDADE! E o pior, a serviço de mentes doentias, espelhadas em ditaduras sanguinárias africanas que pregam o ódio, acirrando a luta de classes.
Até os ecologistas estão na linha do terrorismo ecológico desinformante, insistindo na culpabilidade dos cidadãos pelo "aquecimento global".
E viva a neve caindo no sul do Brasil como já esperávamos que começasse a acontecer conforme estudos realizados em tempos de Universidade! Cairá naturalmente graças à mecânica milenar, cíclica que antecede o homem no planeta, e que vai persistir apesar dele...
Não abra mão do seu cérebro! Muito menos o coloque a serviço do ódio.