quinta-feira, 26 de agosto de 2010

SORRIA

"Sorria, você está sendo filmado"...

- Sorria, você está sendo filmado; isto é uma ordem bem humorada.
Porém, há outras ordens proibindo o bom humor expressar.
Como por exemplo: -" Três erros no ditado, adeus o recreio escolar"... ou, "uma sátira bem humorada, e lá se vai a liberdade de se expressar!!!"
A sátira, os epigramas, as caricaturas, as críticas bem humoradas só incomodam quem tem o que esconder, ou aos que por força da sua natureza fisiológica são en_fezados...
Meus caros, é preciso saber aborrecer-se, pois impedir os outros de se expressar faz mal, principalmente à Democracia.
"Se tudo vai bem, da melhor forma possível, no melhor dos mundos" -
- Não, não é o presidente falando.... Esta é a fala de "Cândido o Otimista" - personagem de Voltaire para ridicularizar a filosofia do otimismo exagerado.
Voltado à fala: "Se tudo vai bem..." por que não se pode rir, brincar, satirizar, olhar o mundo e os poderosos por um prisma diferente? A caricatura ou o retrato cômico data de 1600 e sempre foi utilizada para ressaltar características, ridicularizar os vícios e a insensatez dos seres humanos, particularmente dos ricos e poderosos.
Os poetas latinos Juvenal e Horácio usaram a sátira para criticar a sociedade romana. Voltaire não perdoou os otimistas exagerados. Mais atual, impossível!
Da próxima vez que quiser ser o embaixador do bom humor para rir, gargalhar, etc., peça licença e aguarde a ordem: "Sorria, você está sendo filmado"!