quarta-feira, 4 de agosto de 2010

UTOPIAS ELEITOREIRAS

É tempo de alerta para as armadilhas da linguagem política.
Por ex.: - o que é Progresso? - o que é ser Progressista?
- Progresso é um ato ou efeito de progredir, avançar, caminhar para a frente, prosperar, desenvolver-se, evoluir, etc., através de aquisições e acumulação de bens e de conhecimentos objetivos, capazes de promover transformações sociais através de experiências positivas dos indivíduos e de grupos. São estas realizações que marcam uma civilização.
- Ser Progressista é dar um carater socialista-marxista, através da política, a toda e qualquer conquista social e econômica. Confunde-se com o paternalismo complacente criador de dependentes do Estado. O cidadão acaba nivelado por baixo por ser tolhido em seus direitos individuais para progredir - ou seja, não consegue realizar planamente seu crescimento pessoal, desenvolver-se , evoluir de forma integral. Ele é tratado como "massa" e não como indivíduo.
A atual politica e filosofia proibicionista dos governos (em geral, não só do BRASIL) está mais próxima de uma ditadura do que de uma política voltada para o bem estar social.
Todos os chamados "progressistas" socialistas caminham norteados por utopias fantásticas prometendo um governo a ser realizado da melhor maneira (segundo o ponto de vista unilateral), para criar ótimas condições de vida ao povo que viverá num mundo feliz, equilibrado, fantástico!
Nessa linha estão todas as correntes partidárias esquerdistas da atualidade, com qualquer bandeira ou sigla que usem.
Apesar do fracasso do tão propalado "paraíso soviético"que se desintegrou com a queda do muro de Berlim e consequente fim da URSS, ainda há os que acreditam ser eles os predestinados a realizar o sonho utópico... do bem viver, de usufruir regalias, etc, tudo sem ter que dar a contra partida do trabalho produtivo. Nem Karl Marx disse isso.
O mundo é demasiado grande para ser limitado a pontos de vista míopes conforme as conveniências politico-partidárias da atualidade. O mesmo vale em relação ao Brasil.
Como estamos distantes das maravilhas anunciadas pela falácia maquiavélica!
Os inocentes úteis, tão fáceis de enganar são as primeiras vítimas pela ignorância em que são mantidos.
- Apelar a quem? - hoje o mais importante é a forma, não o conteúdo.
Os utópicos eleitoreiros já deram a largada "progressista'...
Vivemos durante os dois períodos de ditaduras.
As duas determinaram as diretrizes do progresso.
Parece que está valendo para os governos o que tem ocorrido em relação a grupos familiares, onde:
- "O avô constroe - o pai usa - o filho gasta - e o neto tem que recomeçar tudo do nada!"
Hoje vivemos no país o sucateamento das realizações do período áureo - "dos 50 anos em 5 anos" e das realizações dos governos militares.
Mas, é como diziam os antigos quando alguém se queixava do rei: - "Este é muito bom! não sabemos como será o próximo"!