domingo, 8 de agosto de 2010

NOSSA OPINIÃO - DEBATES POLITICOS

Os debates políticos deveriam ser realmente debates. O que assistimos no dia 06 pp foi uma troca de falas sobre alguns temas que se convencionou priorizar. Os candidatos mais pareciam alunos em dia de "prova". O resultado geral decepcionou pois esperávamos algo mais. Não precisavam "revisitar o passado" ( todos de mesma origem ); talvez, por isso não quiseram correr o risco. Uma pena, pois o que alguns canais de TV e meios de comunicação tem divulgado são pura desinformação sobre a realidade politica dos anos em que os candidatos dizem ter combatido...
Resultou numa apresentação fraca que apenas serviu para reforçar a visão que tínhamos sobre os respectivos candidatos.
Avaliar o rendimento de cada candidato não deixa de ser uma tentação. Aí vai nossa visão, em ordem alfabética:
Dilma- comportou-se como a aluna desorganizada que tentou decorar as lições; apesar de poder consultar a "cola" permitida, a candidata não conseguiu manter uma linha de conhecimentos mínimos sobre uma macro economia prendendo-se a números que na realidade não dizem nada. Conhecimento não é acumulo de informações, mas competência para agir certo na hora certa. Deixou clara a sua dependência em relação ao governo atual.
José Serra - representou bem o "aluno" especializado em temas dentro de um contexto amplo. Teve a favor poder falar com conhecimento de causa sobre algumas realizações específicas na área da saúde, reforma tributária (à moda paulista), educação, etc. Desejoso de ser útil se apresentou como o candidato que governará para o povo e não para um partido, o que consideramos positivo. Demonstrou gostar do que faz.
Marina - a aluna estudiosa, com a resposta na ponta da língua e a lição sabida "de cor e salteado".
Embora o nervosismo tenha transparecido demonstrou segurança em suas respostas. Porém a linguagem utilizada contribuiu para velar a verdadeiro sentido do que pretenda realmente fazer se for eleita. Ex-PT guarda muito da linha do partido, embora com opiniões próprias. Segue à risca o "você nunca terá uma segunda chance de causar uma boa impressão."
Plínio - da velha guarda comunista radical ainda crê no sistema da "terra arrasada" para derrotar o "inimigo (o capital). Não dá para levar a sério.

No geral, o debate se limitou a um "script" rigorosamente determinado pelas regras estabelecidas exigindo "time" nem sempre respeitado.

O eleitor certamente gostaria de também ver num debate os outros candidatos que não participaram deste. Se há nove candidatos aceitos pelo TSE, em nossa opinão todos deveriam ter oportunidade igual para que haja possibilidade de comparações. A limitação de candidatos nos debates impede que o eleitor possa realmente estabelecer comparações entre TODOS eles.
Aguardemos as novas apresentações...