segunda-feira, 24 de novembro de 2008

ACREDITE SE QUISER

O mundo contém mais maravilhas do que imaginamos. Muitas vezes nossos sentidos e percepções não tem o alcance suficiente para entender o que se passa à nossa volta. A curiosidade de alguns no entanto vão desvendando os "mistérios" e as maravilhas que muitas vezes assustam ou intrigam.
Vivemos rodeados de inúmeros pequenos seres bem visíveis como por exemplo as formigas. Afinal, quem já não se distraiu vendo o trabalho de uma formiga; ou se irritou pela impertinência com que elas se comportam?
Essas pequenas intrusas tem sido objeto de estudos e pesquisas desde o trabalhoso desafio de conhecer as características de cada tipo de formiga, até descobrir que - a) se organizam em uma sociedade anárquica e que funciona!!!!!; b) usam o senso de orientação pelo céu- demarcando o caminho (na ida caminham em zig-zag e na volta em linha reta) ... c) fazem associações com outros insetos como as lagartas, defendendo-as dos predadores. d) algumas são guerreiras e inclusive mantém outras formigas em regime de escravidão; outras "cultivam" seu alimento. Entre algumas curiosidades temos o maior formigueiro do mundo que fica na Europa com uma extensão de 6.000 km - começa na Espanha, entra na França, volta à Espanha, atravessa a França e vai até o norte da Itália!
Mas Acredite se Quiser: - as formigas produzem um antibiótico natural. Segundo informações as formigas exudam uma substância que age como antibiótico natural ao qual os virus e bactérias não conseguem desenvolver defesas, como ocorre com os antibióticos feitos em laboratórios.
Uma australiana fez a experiência para comprovar - colocou sobre um pano várias formigas e passou a irritá-las, não permitindo que escapassem do pano. Após alguns minutos sacudiu o pano expulsando as formigas. Usou então o pano como curativo para cicatrização de cortes - com bons resultados!
Sabe-se também que as formigas são excelentes produtoras de ácido fórmico indispensável para o equilíbrio da Natureza. Se a humanidde desaparecer as formigas, juntamente com as baratas sobreviverão...
Parece que a melhor solução seria aprender a conviver com elas.
Na minha infância morava em uma chácara onde as formigas saúva, cortadeiras vorazes, impediam o cultivo de couves na horta. Certo dia ao visitar a moradora da chácara vizinha, minha mãe descobriu com surpresa uma linda plantação de couves ao lado de enorme formigueiro de saúvas. Perguntou à velha cabocla, dona da linda plantação qual o segredo para aquele milagre - as formigas saiam da horta com lindas couves de quase um metro, e iam ao pasto vizinho cortar outras folhas.
Ante a surpresa de minha mãe a velha cabocla enrolando o cigarro de palha, calmamente explicou:
- Fiz trato com elas. Todos os anos eu planto um pé de couve para elas e não pego nenhuma folha deles para mim - e apontou para três pequenos "arbustos" de couve quase em cima do formigueiro. E concluiu: - Eu respeito a plantação delas e elas respeitam a minha plantação...
Estava alí a explicação - Respeito pela Natureza. Nada mais!!!!
RESPEITO é a chave para tudo!