terça-feira, 25 de novembro de 2008

O LIVRO

Nas palavras do Pe. Antonio Vieira, LIVRO é:
"-Um mudo que fala
Um surdo que responde
Um cego que guia
Um morto que vive"...

Talvez porque na minha infância os livros fossem raros, que eu tenho apreço por eles hoje. O certo é que sinto um aperto no coração quando vejo livros sendo descartados e tratados na base do "use e jogue fora", como se fosse um produto qualquer de consumo imediato e que perdeu a validade !!!!
Qual é o valor real de um livro?
Falemos inicialmente do processo criativo. Começa com uma idéia na cabeça do escritor, e que vai ganhando forma e se transforma em uma estória, ou um conto, ou poesia; pode ser um romance ou uma informação de caráter científico, histórico, cultural, etc. Envolve talento, conhecimento, trabalho intelectual (tão desvalorizado!), inspiração, vontade, dedicação entre muitos outros detalhes.... isso só da parte de quem escreve.
Aí, para chegar ao leitor tem início outra etapa trabalhosa - consta da composição gráfica, a arte, ilustrações, a impressão, as revisões, o acabamento até ficar pronto para ser distribuido.
Nova etapa tem início, passando por um grande número de pessoas especializadas - desde o transporte, armazenamento, distribuição, venda, entregas, etc. São os portadores da arte, do conhecimento, da informação, da recreação... a caminho dos consumidores - LEITORES.
Mas e o papel onde foi impresso o assunto que o escritor traduziu em palavras?
Saiu de onde? - Todos sabem que nos tempos modernos o papel é feito de celulose. Esta é proveniente de árvores que foram plantadas, cresceram... e depois de alguns anos foram colhidas, transportadas, transformadas em pasta que após longo processo se transformou em uma folha de papel - essa mesma folha em que o escritor gravou suas primeiras idéias e pensamentos; essa folha que faz parte do livro onde tudo foi gravado; essa que o aluno usa para aprender a ler e escrever e reforçar o aprendizado que um livro contém e transmite.
LIVROS - de papel, de papiro, de pergaminho. Quanto trabalho e dedicação! É graças a eles que hoje sabemos muito da história da humanidade, suas realizações, seus sonhos. Livro de papel é o que deverá sobreviver para que futuras gerações saibam sobre nossa cultura, ideais e realizações da história presente.
Um livro é um SER com vida própria. Guardião da sabedoria, pode lhe abrir novos e maravilhosos horizontes. Ele Fala, Responde, Guia, Vive!
É um amigo e companheiro que pode compartilhar com você bons e novos momentos.
Acolha-o com respeito e amizade.