sábado, 8 de novembro de 2008

"TIPOS DE HUMANIDADES"

Tipos de humanidades? - não somos somente uma...
A astrologia, a psicologia, a sociologia e muitos estudos os mais variados estão sempre a divulgar classificações de diversos grupos humanos conforme certas características inerentes às pessoas individualmente. Já lemos muita coisa a respeito, sempre procurando analisar o que há de verdadeiro e fantasioso em cada caso.
Hoje, sem espírito crítico depreciativo estamos sintetizando a "leitura" que fizemos através de nossas observações.
Vinte anos atrás assistimos uma palestra onde foram expostas as diferentes características da humanidade segundo a visão de Gurdjev, englobando grandes grupos de acordo com os tipos de personalidade.
Com base nessa palestra teríamos pelo menos sete grandes grupos diferenciados de humanidade e que nada tem a ver com raça, origem social, credo religioso, fator econômico, etc.
Vejamos quais seriam esses diferentes grupos distribuidos em um gráfico de forma piramidal:
1- Ocupando ampla, larga e alta base da pirâmide está a grande maioria da população classificada como homem ponto(.) e duas linhas (=) cujas características são as de agir e reagir de acordo com os interesses imediatos em função mais dos instintos do que da razão. São os que pensam com o baixo ventre: comida-bebida-sexo-prazeres sensuais. Agem e reagem quase que como "manada" e são fáceis de se iludir e dominar por experts.
Para eles, a responsabilidade é sempre dos outros.

2 - Um segundo grupo logo acima representados pelos que estão voltados para os bens materiais. Usam a inteligência para a satisfação pessoal e material, com lado positivo em que a família tem seu lugar de importância.
3 - No terceiro grupo encontramos o homem "estrela de 5 pontas" que representa o intelecto a serviço de interesses materiais; a este grupo pertenceria a maioria dos políticos e pessoas voltadas para o comando o que não significa perfeição, mas característica de sua personalidade. Tem um comportamento curioso e de satisfação pessoal, ágil e de grande mobilidade mudando facilmente conforme os interesses.
4 - O homem "estrela de seis pontas" ocupa a faixa seguinte, logo acima. Dois triângulos entrelaçados representando o espírito que se eleva em oposição ao mundo material, procurando um equilibrio incluindo o sentimento, o amor, a vida em comunidade, a família, o respeito.
5 - No ápice da pirâmide, teríamos o "homem estrela de sete pontas"- verdadeiramente espiritual com uma personalidade altruísta que embora tenha os pés no mundo material tem um forte sentimento do progresso espiritual. Infelizmente corresponde a apenas 1% da humanidade.
6- Acima temos os iniciados, os iluminados, os mestres que doam seu tempo e vida em pról da humanidade sem esperar nada em troca.
7 - AVATARES - raríssimos, mas que de tempos em tempos se fazem presentes no planeta para impulsionar o seu crescimento. Estes mensageiros do "Reino de Deus" são o modelo de humanidade que todos devem aspirar...

Conhecer liberta!
Não confundir instrução para viver no mundo material com conhecimento que eleva espiritualmente.
Não confundir religião com espiritualidade.
Tome as rédeas de sua vida em suas mãos e assuma a sua verdadeira função cósmica de crescimento e auto-realização. Até os grãos de areia, as nuvens e os pássaros dos céus, as ervas ou as gigantescas árvores, as ondas do mar e o vento, e tudo o mais conhecem sua função cósmica.
Só falta Você!