domingo, 30 de novembro de 2008

A NATUREZA EM AÇÃO

Fenômenos que não eram observados no Brasil passam a ser motivo de procupação para os estudiosos da natureza - geógrafos, geólogos, climatólogos, meteorologistas...
As intensas chuvas recentes sem uma correspondente explicação do que seria o comportamento normal do período climático com graves consequências para as populações locais do litoral sul e sudeste brasileiros intrigam, preocupam e deixam as autoridades e a população refém da natureza em ação.
Ar (ventos, tornados, furacões, ciclones,etc); a Água (chuvas, tempestades, trobas d'água, tsunamis, inundações, dilúvios....); a Terra (abalos sísmicos, tremores de terra, terremotos, deslisamentos de terras, desmoronamentos, o solo se dissolvendo ou "derretendo"(!!!!)); e o Fogo (incêndios catastróficos, raios, descargas magnéticas) - Qual destes fenômenos é mais perigoso? - Difícil de responder.
SOLIFLUXÃO - ou seja o solo desmancha por excesso de chuvas - explicação dada ao que está acontecendo em Santa Catarina não deixa de ser uma explicação lógica.
Em uma publicação "ufológica" de mais de 30 anos há uma informação interessante à qual não dei muita atenção na época, embora a achasse curiosa. Em resumo a informação atribuida a um contácto com extraterrestes dizia que : "toda a crosta terrestre - hábitat do homem - precisava ser reformulada totalmente pelos cientistas, especialmente na forma de ocupação do solo e aos projetos arquitetônicos." Avisava também sobre os riscos de desmoronamentos lembrando que estudos geofísicos demonstravam que os terrenos com até 30 metros de profundidade não são tão sólidos quanto parecem ser. A afirmativa que mais nos chamou a atenção na época foi que a Terra estava entrando em um processo de dissolução (!!!!). Era atribuido a um elemento a mais na natureza, denominado por ele de "zen", o agente que liquidifica quase toda a matéria existente na composição do planeta. Esse elemento "zen" era qualificado como um "líquido-som" que se propaga a uma profundidade de 50 a 100 metros por vasta área e seria o responsável pelos abalos sísmicos e grandes terremotos.
Na época creditamos as informações a meras especulações. Hoje achamos que seria interessante uma pesquisa para ver o que há de verdadeiro ou de ficção no assunto. O mesmo em relação ao controle meteorológico citado em antigos textos tidos como lendas e mitos que falam dos "deuses das tempestades e dos ventos", bem como dos "castigos" com secas prolongadas "segurando os ventos" e impedindo as chuvas!!!!
Onde há fumaça há fogo, já diz um velho ditado.
E, onde há fenômenos naturais inexplicados "naturalmente" deve haver algo a mais que nossa ciência ainda não descobriu.
A NATUREZA AGE E REAGE conforme é tratada? Ou ela será um ser passível de controle por uma tecnologia supraterrestre?
A ciência já aceita que nosso planeta é artificial. O tempo para evoluir naturalmente e atingir o estágio atual é pouco para o nível de desenvolvimento que a Terra apresenta.
Conheceremos toda a verdade um dia?