terça-feira, 11 de novembro de 2008

APÓLOGO - "A AGULHA E A LINHA"

Apólogo "A Agulha e a Linha" - ou "Da Importância de cada Um".

Dentre as leituras de classe esta foi uma das que sempre mais me agradou. Começava assim: - "Era uma vez uma agulha orgulhosa e um modesto carretel de linha que viviam numa cestinha de costura de famosa modista... "
A imaginação fértil, infantil, vizualizava cada personagem e acompanhava passo a passo o desenrolar da estória que traduzia uma lição de vida.
A estória prosseguia: - A agulha de ponta afiada desafiou o carretel: -" que fazes aí todo enrolado nessa linha inútil?" Ao que a linha protestou: -"Inútil, eu? Bem sabe dona agulha que sou eu quem junta as partes do tecido, as rendas e as fitas dos lindos vestidos que a modista costura." Orgulhosa de sua condição, a agulha responde: -"Oras, oras... não fosse eu ir na frente abrindo caminho, ponto por ponto..." O dedal, todo furado protestou: - "Alto lá! sem minha ajuda a senhora dona agulha ficaria espetada no tecido e não sairia do lugar!" A tesoura cortou a conversa: -"Que discussão tola!"
Enquanto isso a modista costurava, costurava... cantarolando. No fim do dia mais um lindo vestido de festa estava pronto. Cada um se achava mais importante que o outro ao ver a tarefa concluida. Chegou a dona do vestido e toda Feliz partiu levando o vestido novo.
O carretel que ficara calado em seu canto filosofou: - Cada um tem sua importância e função, completando as funções dos outros para a realização de uma grande e bela tarefa!
A vida é assim. Cada um tem a sua importância e valor.