quarta-feira, 26 de agosto de 2009

ENTRE O BEM E O MAL

O QUE É UM BEM? - O QUE É UM MAL?
A distância entre o Bem e o Mal é a maior distância do mundo. Por isso quando vemos certos comportamentos de pessoas que por sua posição na vida das Nações deveriam ser livres de qualquer sectarismo e não o são, temos que ficar alertas.
Na época em que o atual presidente da Bolívia era candidato, assistimos pela TV Cultura algumas reportagens "esclarecedoras" sobre o hábito do cultivo e do uso da coca naquele país. Lembro que um trabalhador cocalero disse: "la coca nos fué dada por Diós; solo El para poder acabar com ella". Ou seja, toda e qualquer tentativa de acabar com o cultivo e uso da coca na região será inútil, pois já se tornou o meio de vida das populações bolivianas.
Procuramos olhar o assunto pelo lado cultural de um povo diferente do povo europeu colonizador. Aqui não entram conceitos de superioridade racial ou cultural. Porém, considero inadmissível a defesa incondicional de hábitos negativos em nome de uma cultura e de uma tradição, exibidas ostensivamente pelo presidente boliviano. O que estava limitado à região montanhosa andina que beneficiava os habitantes como uma forma de adaptação a altitude - ar rarefeito - hoje já se espalhou como erva daninha pelo continente. Inclusive no Brasil, com destaque para o Nordeste onde já se chegou a defender seu cultivo para gerar renda!!! E, mais! - em produtivas terras da União que já deveriam ter sido destinadas à reforma agrária ao invés de estarem querendo desapropriar áreas produtivas de particulares.
Repetimos: - a maior distância do mundo está entre o bem e o mal. É simplesmente impossível qualquer defesa em prol de qualquer tipo de droga, seja natural (folha da coca) ou artificial (produtos processados quimicamente).
Ultimamente, presidentes da América Latina - Evo Morales, Hugo Chavez (com 'p' minúsculo - pois são pequenos demais para o cargo que ocupam) tem feito questão de se exibir em público em defesa do uso da folha de coca, como se fosse alface. Mastigam folhas de coca em público, em reuniões de chefes de estado, usam colar de folhas de coca em encontros, e até o companheiro do Brasil foi presenteado com um colar de folhas de coca que ele 'ingenuamente'(!?) usou em visita à Bolívia. É demais! - FALTA DE DECORO PRESIDENCIAL? - deixo a cargo das autoridades competentes o julgamento....
Pobre humanidade! Anestesiada pela cínica inversão de valores a que está sendo submetida.
Dizem que no choque de culturas as mais adiantadas dominam as menos desenvolvidas. Aqui está acontecendo o contrário em termos de hábitos nocivos.
Caminhamos para onde?