segunda-feira, 3 de agosto de 2009

UMA QUESTÃO DE NOBREZA

"Nasci nobre demais para ser propriedade
Para ser segundo no comando
ou serviçal e instrumento
de qualquer soberano Estado deste Mundo".
('King John' - ato V, cena 2 - W. Shakespeare).

Belas palavras de quem sabe que é um ser humano.
Todos somos seres humanos, em primeiro lugar, para só depois ser súditos. O princípio de Liberdade inerente ao indivíduo envolve responsabilidade, dignidade e nobreza de conduta.
É possível agir com nobreza, com dignidade e responsabilidade sem dobrar-se perante qualquer forma de Estado deste mundo. Qualquer outra conduta que envolva subserviência a serviço de, ou instrumento de pseudos donos do poder é uma forma de dominação amoral, anti-ética, usurpadora do bem precioso - liberdade individual - para transformar o indivíduo num mero "serviçal"!
Como livrar os jovens dessa armadilha em que estão caindo e sendo transformados em "estudantes profissionais" (sic!) - bem pagos e treinados para num futuro próximo serem transformados políticos: - deputados, ministros, prefeitos, governadores?
É com preocupação que vemos jovens universitários envolvidos em entidades representativas estudantis agindo de acordo com os interesses menos nobres de grupos partidários de esquerda.
Em julho/09, tivemos o 51º Congresso da UNE em Brasília com a participação de 6.000 jovens às custas dos cofres públicos - R$2,5 milhões(!)
Ao que parece muitos deles não estão nem um pouco preocupados em estudar, e também não se importam de ser chamados de "estudantes profissionais", como o atual presidente da UNE que receberá um salário de R$1.200,00/mês...
Caros jovens, vocês são nobres demais para se deixarem transformar em propriedade ou serviçais utilizáveis e instrumentos de qualquer soberano Estado deste mundo.
Alerta aos pais e à sociedade: - Queixar-se dos políticos atuais e fechar os olhos à "base" do que se seguirá é no mínimo assinar um cheque em branco sobre o futuro do país.