segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A REALIDADE BRASILEIRA

Cada povo tem sua cultura, seus hábitos, suas tradições. O Brasil é uma complexa sociedade com influência de culturas diferentes. Porém, isso não justifica o uso do livre arbítrio para se eximir de comportamentos éticos, respeitosos, especialmente quando se trata da formação dos nossos jovens. A figura do professor, dos pais e das pessoas mais velhas (familiares ou não) e portanto com mais experiência, vem sendo colocadas em situações de desprestígio perante os jovens.
Repetir verdades sempre é oportuno. Por isso transcrevemos palavras do Papa João Paulo II, dirigidas aos bispos brasileiros (MT e MS) em 23 de Junho de 1990.

A REALIDADE BRASILEIRA
"A
juventude brasileira se nos parece como uma torrente impetuosa, cheia de vida, que irrompe com força, não obstante os obstáculos que encontra, em todos os níveis de decisão exigindo soluções concretas que não admitem dilações. Ela sabe-se integrante de um vastíssimo País de enormes possibilidades e desafios para sua construção. Mas sofre, ao mesmo tempo, de graves dificuldades para encontrar o seu caminho, devido às enormes contradições e desequilíbrios de uma realidade tanto avassaladora quanto inquietante."
Após esta introdução chama a atenção para os graves problemas que exigem uma atenção especial: "o elevado índice de analfabetismo, as dificuldades da infra-estrutura escolar, a degradação do sistema escolar público, a desvalorização dos professores, a influência massificante dos meios de comunicação social, etc..." que requerem soluções a curto prazo!
Mas não lhe escapa também outros problemas que estão a fugir do controle, como a importância dos pais como autênticos mestres-educadores, ponto de referência dos grandes ideais da vida para consolidar a personalidade em formação, uma vez que a família passa por uma crise profunda agravada pela instituição do divórcio. E prossegue:
"Não há quem não veja toda a vasta gama de consequências que daí se derivam: crianças abandonadas vagando pelas ruas; jovens condicionados pelas drogas; a violência, etc..., junto com o permissivismo divulgado pela imprensa e especialmente pela TV, causas do empobrecimento humano da juventude, jogada, sem dúvida, num vazio desesperador."

O ALERTA vem sendo dado há tempos! Os discursos das autoridades responsáveis se sucedem, porém não passam de "intenções" - que se de um lado parecem positivas, de outro deixam um vazio enorme na medida em que ou não são aplicados, ou são desvirtuados.