terça-feira, 18 de agosto de 2009

SERÁ GENÉTICO ou CULTURAL?

- Será Genético?
- Será Cultural?
- ou será falta de educação em moldes éticos dentro de uma sociedade onde, pelo menos no papel-LEI, todos são considerados iguais...
Assistimos aos noticiários que se sucedem sobre os efeitos colaterais da famigerada bolsa família, que deveria ser bolsa escola para propiciar condições de estudos aos menos favorecidos - É do NE brasileiro especialmente, que temos as últimas e estarrecedoras constatações dos efeitos negativos desse benefício que se transformou num incentivo à vadiagem. Vejamos:
- Em primeiro lugar a tal distribuição de renda não levou progresso ao Nordeste como se apregoou. Segundo: - Consta que muitas famílias resolveram ter mais filhos só para aumentar o ganho; antigamente, filhos eram um "patrimônio" e garantia de mais braços para trabalhar e prover o sustento da família. Terceiro: Começa a faltar mão de obra especializada para trabalhos no que o vulgo considera "menos nobre" (construção civil, indústria, etc); diante desse quadro, uma indústria de tecelagem do Ceará resolveu treinar mão de obra para preencher vagas dando prioridade as mulheres que recebem bolsa família. Após o curso, as respectivas 'trabalhadoras' recusaram o emprego que lhes era oferecido pois deixariam de receber a "bolsa família - inegociável!!!"
Esses fatos nos fez lembrar as experiências relatadas em "O Profeta das Selvas" - do médico e missionário Albert Schweitzer, no Congo Africano. Lá os nativos não se sentiam comprometidos com qualquer responsabilidade de tarefas que lhes fosse atribuída. Muitas vezes abandonavam o trabalho por acabar, conforme sua livre e espontânea vontade. Conta o médico-missionário que certo dia, necessitando concluir a cobertura do que seria um hospital na selva para atender exatamente aquela população pobre, assim que conseguiu que os trabalhadores subissem ao telhado, ele retirou a escada. Depois, avisou: - "Vocês só vão descer daí quando terminarem de fazer o telhado". Os nativos, acharam engraçado e começaram a trabalhar com afinco. No final do dia a cobertura estava pronta e eles foram pagos em dobro pelo agradecido médico que finalmente, após semanas de aborrecimentos, via a obra concluída.
Esse espírito de irresponsabilidade e descomprometimento para com a sociedade é que nos preocupa, uma vez que vem sendo alimentado por medidas populistas de verdadeiros "caudilhos" que não pensam em outra coisa a não ser permanecer no poder.
Não importa se é genético ou cultural, ou não.
Mas, está sim, na hora de tirar a escada!