quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Gripe & Gripes

O medo e a ignorância matam mais que qualquer doença.
Acompanhamos pelo noticiário mais um surto de pânico por conta de uma nova forma gripal.
Em nossa infância ouvimos falar muito da gripe espanhola. Vimos de perto a gripe asiática e apesar de conviver com uma colega vítima da gripe, que não foi hospitalizada apesar da gravidade do caso, escapamos ilesa, e ela sobreviveu; mais recentemente foi a gripe aviaria; e agora a suína...
O conhecimento humano tem informações suficientes para enfrentar vírus, bactérias e toda forma de contaminação em qualquer ambiente. Mas é tal a situação: "sabe, mas não usa!"... E quem sabe (falo de pessoas 'leigas', ou seja aquelas pessoas sem o aval da ciência oficial), quando fala é ironizada, ridicularizada e considerada incompetente e charlatão. É verdade que sempre houve os aproveitadores, mas vamos lá aos conhecimentos antigos:
1- Respiração - é um ato normal de todo ser vivo. A Yoga por ex., tem uma série de exercícios respiratórios que curam desde dor de garganta, e até os que fazem uma limpeza completa pulmonar, ensinando a respiração que atinge todos os alvéolos pulmonares, higienizando e expulsando toxinas; 2- Alimentação - Somos o que comemos. Se armazenamos alimentos que criam muco, farto campo de proliferação de bactérias e de vírus, é lá que eles vão se alojar... ; 3- Os chás da vovó. Quantos! - mas vamos ficar apenas no chá quente de limão com mel - que se for de eucalipto, melhor! 4- Álcool - recomendado para a higiene das mãos nos lugares públicos. Ótimo! Só que faltou uma pequena informação: uma compressa com um pano molhado em álcool, aplicado ao redor do pescoço, pode ser usada de modo eficiente pois a pele absorve o álcool matando qualquer intruso que já esteja na garganta provocando dor. Simples! Não vi nenhum doutor receitar. Aqui fica a lembrança... pois certamente eles devem saber... mas não se lembraram.
RESPIRAÇÃO YOGA - PURIFICADORA -
Colocar-se em pé, em frente à uma janela aberta, ou de preferência ao ar livre.
1º. inalar uma respiração completa;
2º. reter o ar por segundos;
3º. exalar como se fosse assobiar. Reter um momento e depois expulsá-lo em pequenas porções até o fim.