segunda-feira, 6 de julho de 2009

ESQUERDA! DIREITA!

Bons tempos em que "Esquerda! Direita!" eram apenas palavras de comando em animadas aulas de Educação Física. Elas simbolizavam ordem, respeito, harmonia de conduta, postura correta, disciplina.
A grande maioria dos alunos apreciava estas aulas (3) semanais, entremeadas de jogos, atividades ludicas, exercícios físicos, orientações comportamentais, etc. praticadas em ambiente aberto, respirando ar puro e boas vibrações...
Havia a verdadeira integração e formação de cidadãos responsáveis, solidários, participativos, onde as qualidades positivas eram ressaltadas como exemplos desejáveis. Os valores éticos e morais além do conhecimento formal eram ensinados não só com discursos, mas pelo exemplo. O ensino/aprendizado era permanente, gradativo, onde o saber era premiado num constante estímulo para melhorar, crescer, respeitando as individualidades sem distinção de origem social, raça, crença religiosa.
Essa prática do "Esquerda! Direita!" vibrante, positiva, da ordem, da disciplina, do respeito foi substituida pelo "esquerda? direita?" politico-ideológico discriminatório, procurando enquadrar as pessoas em grupos, inclusive nas escolas, que deveriam ser o cadinho da harmonização dos opostos, do diferente, da diversidade cultural que nossa Nação brasileira representa.
É lamentável que uma Nação perca a oportunidade histórica de formar sua juventude para fazer parte da humanidade que tantos desejam - de Paz, Harmonia, Luz, Amor!
"O Tempo é como a música;
para que exista, é preciso tocar"(Fritz Kahn)

"A vida Verdadeira é como a água:
Em silêncio se adapta, ao nível inferior,
que os homens desprezam" (Lao-Tse).

"A Vida é como uma Canção;
para que valha a pena ser vivida é preciso que seja Harmoniosa" (Eu).