segunda-feira, 13 de julho de 2009

O GRANDE DESAFIO

Albert Schwetzer, conferencista e músico, dedicou parte de sua vida a uma obra humanitária nas selvas africanas, em seu discurso de agradecimento pelo Prêmio Goethe recebido pelo amplo e diversificado trabalho quer em termos de estudos científicos, filosóficos, religiosos e dedicação para desenvolver uma filosofia da Vida e da humanidade, afirmou:

" Todos temos três obrigações:

1- Temos que lutar com as condições, para assegurar aos homens aprisionados no trabalho, e que estão sendo por ele esgotados, possam, apesar disso, preservar a possibilidade de uma existência espiritual.

2- Temos que lutar com os homens, para que embora estejamos continuamente arrastados para as coisas externas de que já está repleta a nossa época, possam encontrar e manter o caminho da interiorização.

3- Temos que lutar com nós mesmos, e com todos e tudo ao nosso redor, para que, num tempo de ideais confusos, que ignora todos os clamores da humanidade, possamos permanecer fiéis aos grandes ideais humanos do século XVIII transportando-os ao pensamento da nossa época e buscando realizá-los em nossos dias".

Este discurso ocorreu no pós guerra (1ª), com uma Europa arrasada.. O grande desafio estava em fazer os homens em pensar por si mesmos. Sua missão era a de despertar a alma adormecida e fazê-los pensar.
Enfrentar a realidade, as situações comuns da vida foi seu lema.
Seu grande desafio.
Esse ainda é o nosso grande desafio em pleno Século XXI.